Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Qual é a diferença do alimento industrializado para ultraprocessado? Nutróloga explica

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Diferença do alimento industrializado para ultraprocessado
Diferença do alimento industrializado para ultraprocessado - Shutterstock

É só andar pelo supermercado, varejão ou qualquer estabelecimento comercial para ver um produto dentro de um freezer ou geladeira para denominá-lo como industrializado, não é mesmo? Acontece que nem todos nessa condição são iguais, o que gera a dúvida: qual é a diferença do alimento industrializado para ultraprocessado?

Veja o que difere o alimento industrializado para ultraprocessado

“Alimento industrializado e ultraprocessado são termos que se referem a categorias distintas de produtos alimentícios. A diferença envolve o grau de processamento e a composição dos ingredientes. Todo alimento ultraprocessado é industrializado, mas nem todo alimento industrializado é ultraprocessado”, garantiu em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Sendo assim, alimento industrializado é qualquer alimento que passa por um processo onde ocorre algum nível de processamento para transformar matéria-prima em produto.

“Pode envolver técnicas, como moagem, fermentação, cozimento, pasteurização e entre outros. Geralmente contém uma combinação de ingredientes naturais e pode incluir conservantes, corantes e aromatizantes, mas o nível de processamento é variável”, detalhou a profissional.

Os ultraprocessados submetem-se a múltiplos processos industriais, ou seja, contêm muitas vezes aditivos e ingredientes, que não costumam aparecer em preparações caseiras. O que resulta em produtos com baixo teor nutricional e alta densidade energética.

“Entre os principais aditivos estão corantes, estabilizantes, aromatizantes, adoçantes artificiais, realçadores de sabor, além de quantidades significativas de açúcares, gorduras e sódio. Porém, a classificação de um alimento como ultraprocessado não implica automaticamente em algo prejudicial à saúde. O equilíbrio e a moderação na dieta são fatores chave para uma alimentação saudável”, orientou Garcez.

Quais são as sugestões de alimentos industrializados para quem treina?

Lembre-se que o “primeiro passo” para haver essa adaptação em uma dieta equilibrada é escolher opções que forneçam os nutrientes necessários para sustentar a energia, a recuperação e o desempenho atlético.

“As barras de proteína com teor reduzido ou sem açúcares e com ingredientes mais naturais, os iogurtes proteicos, as refeições prontas congeladas com ingredientes inteiros e equilibrados, as bebidas, os cereais integrais, as frutas secas, sementes e oleaginosas são alimentos ultraprocessados que podem ser consumidos por praticantes de atividade física. Sem falar nos suplementos alimentares como proteínas em pó e aminoácidos, úteis para atender às necessidades individuais”, sugeriu.

Quais são os “menos piores” alimentos ultraprocessados?

“São aqueles com menor quantidade de aditivos e conservantes. Como sopas, molhos, temperos, barras de cereais e sementes, alimentos a base de leguminosas, como soja, ervilhas e grão de bico, cereais matinais sem açúcar adicionado, iogurtes com probióticos e refeições prontas com ingredientes minimamente processados. Lembrando que a qualidade pode variar entre marcas e produtos individuais. Ler os rótulos com atenção, escolher opções com menos aditivos e procurar alternativas mais próximas de alimentos naturais e integrais são práticas importantes”, encerrou a Dra. Marcella Garcez.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto