A população mundial está envelhecendo rapidamente, com previsões de um número cada vez maior de pessoas vivendo além dos 85 anos, ou seja, o processo de envelhecimento está em pauta. Nesse sentido, veja as quatro estratégias para manter e construir força muscular com a ajuda do diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto.
As quatro estratégias para manter e construir força muscular
Exercícios de contra resistência
Treinamento com pesos (musculação), tiras de resistência e exercícios com peso corporal que desafiam a força muscular são essenciais.
Nutrição adequada
Manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes, pode ajudar a retardar a perda de massa muscular associada ao envelhecimento e contribuir para a manutenção da força e da funcionalidade musculares.
Estilo de vida ativo
Incorporar atividades físicas no cotidiano, como caminhadas e atividades recreativas, podem ajudar a manter a musculatura ativa.
Equipe multidisciplinar para manter e construir força muscular
Através de consultas regulares e acompanhamento com profissionais de saúde, proporciona os ajustes nos parâmetros de saúde, rotina de exercícios e dieta conforme sua necessidade individual.
O papel da dieta para o ganho de massa muscular
A alimentação é essencial na modulação da composição corporal. Não há um consenso tão claro sobre os níveis ideais de massa muscular e dessa maneira pode utilizar faixas de referência baseadas em massa corporal magra. Sendo assim, uma dieta rica em proteínas de alta qualidade, carboidratos complexos e gorduras saudáveis promovem o aumento da massa muscular.
Outro ponto importante é o exercício, que combinado com o treinamento de força torna-se a “chave” para melhorar a composição corporal. “Ao entender a importância da composição corporal e implementar mudanças estratégicas e personalizadas, você pode transformar seu corpo, sua saúde e, consequentemente, sua vida. Afinal, a verdadeira revolução na saúde começa de dentro para fora, finaliza o médico especializado em medicina integrativa Dr. Francisco Saracuza.