Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Queda de cabelo: saiba como a alimentação interfere nos fios

Especialistas indicam os ingredientes que não podem faltar em uma dieta para melhorar a saúde capilar

Queda de cabelo
Foto: Shutterstock

A queda de cabelo é um incômodo que pode atingir homens e mulheres de todas as idades. No entanto, costuma ser mais comum em adultos acima dos 40 anos. Conforme o tempo passa, o problema começa a aparecer e atormentar a mente das pessoas. Fator que pode gerar, inclusive, complicações relacionadas à autoestima, depressão e ansiedade.

O que talvez algumas pessoas não saibam, é que apesar da calvície, na maioria dos casos, aparecer após uma certa idade, os problemas relacionados à queda de cabelo começam na adolescência. Além de fatores genéticos, hábitos ruins, infecções e má alimentação estão entre os principais motivos dessa condição.

Segundo a dermatologista, Letícia Bortolini, uma das melhores maneiras de evitar a queda de cabelo é com uma alimentação saudável ao longo da vida. Além disso, manter a higiene é outro fator fundamental. “Lavar os cabelos em dias alternados também é importante, pois não deixa o couro cabeludo sujo por muito tempo porque isso gera irritação e entope os orifícios dos fios com oleosidade e queratina, o que irá prejudicar o crescimento”, explica.

No entanto, a utilização de produtos químicos e drogas, sem a orientação adequada de um profissional especializado, pode comprometer a saúde do paciente e até mesmo intensificar a queda de cabelo. Nesse sentido, o melhor remédio é apostar em uma alimentação equilibrada. Para isso, reunimos um time de especialistas que indicou tudo que não pode faltar em uma dieta para manter os fios capilares firmes e fortes. Confira:

1 – Aumente o consumo de proteínas

De acordo com a médica nutróloga, Dra. Marcella Garcez, professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), os cabelos são formados, principalmente, por queratina – um tipo de proteína. Portanto, manter os níveis adequados do nutriente é o primeiro passo para evitar a queda de cabelo. A especialista recomenda a ingestão de alimentos como peixe, frango, carne magra, ovos e feijão.

2 – Tenha uma boa hidratação e evite a queda de cabelo

Sabemos que a água é fonte de vida. Para os cabelos, não é diferente. “Além disso, ela é fundamental para a absorção dos nutrientes dos demais alimentos, garantindo pele e cabelos radiantes”, explica o médico nutrólogo Juliano Burckhardt, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

3 – Não esqueça das vitaminas e minerais

Alimentos como semente de linhaça, castanha de caju e amendoim oferecem uma boa carga de nutrientes que evitam a queda de cabelo. “Além das proteínas, minerais metálicos como ferro e cobre, presentes, por exemplo, no fígado, também possuem participação importante na saúde capilar, da mesma maneira que as vitaminas do complexo B, como a biotina”, completa a Dra. Garcez.

4 – Soja e ferro são aliados contra a queda de cabelo

Para os especialistas, o consumo adequado do grão pode favorecer a circulação sanguínea do couro cabeludo. Da mesma maneira, o ferro presente em leguminosas e carnes vermelhas é fundamental para evitar a queda de cabelo. “A falta de ferro é uma das principais causas da queda, pois este mineral faz parte da formação dos glóbulos vermelhos e nutre os folículos capilares. O que deixa os fios mais fortes”, explica o Dr. Burckhardt.

5 – Açúcar costuma ser o grande vilão

O excesso de doces e açúcares provoca o aumento da insulina. Com isso, de acordo com os especialistas, o organismo libera hormônios que inibem a divisão celular da raiz capilar. Dessa maneira, ocorre um processo inflamatório no couro cabeludo e, consequentemente, o enfraquecimento e a queda dos fios. Portanto, vai com calma na sobremesa.

Fonte: Saúde em Dia

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Nutrição

Este período costuma ser desafiador para quem preza por vida saudável

Saúde

Exercício físico libera substâncias que aliviam os sintomas da abstinência

Nutrição

Um tema polêmico que ganhou ênfase nas redes sociais

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Nutrólogo especializado indica o que comer para ter mais desejo e prazer na “hora H”

Fisiculturismo

Processo é muito mais seguro e pode sim gerar grandes resultados

Sem categoria

Entenda o impacto dos bons hábitos alimentares e da dieta balanceada no funcionamento do corpo

Fitness

Feriado costuma ser o "vilão" da dieta, mas provamos que não é bem assim