Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Cuidados com os cabelos para quem se exercita

É fato: a prática de atividades físicas pode prejudicar os cabelos. Porém, basta tomar alguns cuidados simples para garantir que ela proporcione apenas benefícios, dos pés à cabeça

Mulher amarrando os cabelos para treinar
Foto: iStock/Getty Images

Quem se exercita com frequência já deve ter reparado. Ao contrário do que acontece com o resto do corpo, os cabelos se tornam menos saudáveis. E isso não é apenas uma impressão. “O sal presente no suor e a umidade constante contribuem para desidratá-los. Em excesso, fazem com que eles fiquem desnutridos, opacos, com frizz e mais suscetíveis a quebras e a pontas duplas”, diz a dermatologista Tatiana Steiner, de São Paulo (SP), que é assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Como não é possível evitar o contato das madeixas com esse líquido, o jeito é utilizar produtos que diminuam a agressão. “O ideal é lançar mão de fórmulas que tenham agentes protetores, como o silicone, na sua composição”, recomenda o dermatologista e tricologista (especialista em cabelos) Valcinir Bedin, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, na capital paulista.

Mulher amarrando os cabelos para treinar

Foto: iStock/Getty Images

Manter a cabeleira presa o mais longe possível da pele suada também é indicado, mas é preciso ter cautela para que isso não provoque outros problemas. “Evite o uso de elásticos de borracha, já que ao serem retirados costumam arrebentar os fios. Não faça penteados muito apertados com frequência, isso pode levar a um problema chamado alopecia de tração, que provoca a queda dos fios na região lateral e frontal da cabeça”, aconselha a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba (PR), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“O alerta é válido especialmente para quem tem cabelos afro. No longo prazo, há chance de isso desencadear um processo inflamatório que provoca a queda definitiva”, afirma Bedin. Para não correr esse risco, prefira os elásticos forrados, as faixas, os lenços e as piranhas. E, claro, penteie os fios com delicadeza e com escovas de cerdas para evitar a quebra.

VEJA TAMBÉM: Cabelos: 5 alimentos que previnem a queda

Lavagem: uma das etapas mais importantes

Alguns especialistas indicam lavar os cabelos dia sim, dia não – principalmente quem tem os fios secos. No entanto, a turma que pratica atividades físicas todo dia não deve seguir essa recomendação. O ideal é encarar a água diariamente, especialmente se houver muita transpiração. “E é interessante ter xampus e condicionadores diferentes para serem usados alternadamente”, diz Valcinir Bedin.

Porém, como a higienização frequente pode ressecar as madeixas, outros cuidados devem entrar em cena. Especialmente para quem já sofre com esse problema. Aplique óleo reparador e/ou produtos leave-in e máscaras hidratantes ao menos uma vez por semana. Marcar hidratações no salão também é uma boa. Nesse caso a ação do tratamento costuma ser mais profunda e eficaz.

Mulher lavando os cabelos

Foto: iStock/Getty Images

Quem sua a camisa ao ar livre precisa de cuidado dobrado. Os raios ultravioleta (UV) degeneram a queratina, proteína que forma os fios, fazendo com que eles fiquem fracos e quebradiços. Se essa exposição aos raios UV for frequente, a parte interna, onde fica a melanina (pigmento que confere a cor), acaba ficando exposta. Com isso, os fios ficam desbotados, principalmente se já tiverem passado por processos químicos. E quanto mais claras forem as madeixas, maior é o risco, pois quanto menor é a quantidade de melanina, menor é a proteção.

Para evitar esses danos, o uso de xampus e condicionadores com filtro solar é fundamental. “Esses produtos possuem partículas minúsculas que são capazes de aderir e permanecer sobre os cabelos mesmo depois do enxágue, formando uma barreira contra os efeitos nocivos do sol”, explica Tatiana Steiner. O uso de chapéus e bonés é outra boa forma de proteger a cabeleira. “Quando a exposição for muito intensa, a ingestão de antioxidantes, como o picnogenol e o Polypodium leucotomos, é muito útil”, complementa Juliana Jordão.

Pode mergulhar de cabeça

Os esportes aquáticos são um capítulo à parte quando se fala da saúde dos cabelos. O cloro consegue penetrar na cutícula capilar e prejudicar os fios, deixando-os fracos e porosos. Aqueles que já enfrentaram procedimentos com produtos químicos, como os tingimentos, principalmente quando feitos para clarear o tom, sofrem mais. E, para piorar o quadro, o sulfato de cobre utilizado para o tratamento da água da piscina deixa as madeixas mais danificadas e, em muitos casos, esverdeadas.

Mulher nadando

Foto: iStock/Getty Images

A primeira atitude é aplicar reparadores de ponta à base de silicone em toda a extensão dos cabelos, pois o produto impermeabiliza os fios. As toucas de natação feitas com essa matéria-prima também são bem-vindas. Depois do exercício, é interessante utilizar produtos que protejam os fios durante a lavagem. “Uma boa alternativa para quem não tem um desses produtos à mão é utilizar um litro de água com uma colher de vinagre para proteger os cabelos”, ensina Valcinir Bedin. Aplicar produtos leave-in e fazer hidratações frequentes também é indicado.

Texto e Pesquisa: Thais Szegö | Edição: Victor Moura

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Há motivos de sobra para aliar a cafeína com os treinamentos

Fisiculturismo

Veja como acompanhar o evento ao vivo e de maneira gratuita pela internet

Nutrição

Outra tese que serve para acabar com o medo desse macronutriente

Nutrição

Suplemento tem o objetivo de aumentar o consumo de proteínas na dieta

Emagrecimento

Lembre-se que os resultados são conquistados em um processo de longo prazo

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Corpo, pele e cabelos são beneficiados durante a corrida. Veja como rejuvenescer com ajuda da prática da atividade física

Fitness

Veja uma seleção de produtos para manter seus cabelos com aparência de recém-saídos do salão, mesmo se você acabou de treinar

Destaque Slider

Manter os cabelos bonitos quando se treina exige cuidados especiais. Veja dicas de experts para deixar as madeixas sempre saudáveis

Destaque Slider

Quem corre, principalmente as mulheres, pode sofrer com cabelos fracos por conta da lavagem diária e exposição ao sol. Veja que alimentos fortalecem os...