Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Quem deve tomar whey protein? Nutricionista esclarece

O consumo consciente desse suplemento traz vários ganhos para saúde

Tomar whey protein
Tomar whey protein - Shutterstock

A maioria cogita que o consumo de whey protein é capaz de deixar alguém forte. Mito! Ou seja, esse suplemento não é “pó mágico” e a ausência do mínimo de orientação médica ocasiona danos sérios para a saúde. Aí é que surge a pergunta: quem deve tomar whey protein?

Saiba quem deve tomar whey protein

“Qualquer pessoa que tenha que bater a meta proteica por dia e qualquer pessoa que não consiga consumir a quantidade certa de proteína diária. Então, vamos supor que as pessoas associam muito o Whey com a ficar grande, a exercício físico, a musculação, a pegar ferro, mas na verdade não é isso”, respondeu a personal trainer e nutricionista Aline Becker em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Então, é de se ressaltar que não existe critério para não tomar ou que prevaleça alguma restrição para apenas as pessoas que cumprem com uma rotina de exercícios físicos. “Um detalhe muito importante de falar: whey não deixa grande (risos)”, complementou Aline.

Outro ponto a ser citado é que para um iniciante pode ser tanto o whey concentrado quanto isolado e hidrolisado, isto é, depende de cada organismo. Novamente aparece a importância da avaliação.

“Não existe um whey que é indicado em primeiro lugar para todas as pessoas. Se uma pessoa não é intolerante ou tem sensibilidade à lactose e tem uma boa digestão, o whey concentrado para ela vai acabar ficando em primeiro lugar, porque ele tem um bom custo-benefício e o efeito dele é o mesmo. Agora uma pessoa que tem intolerância à lactose e uma difícil digestão, o hidrolisado é o que vai ficar em primeiro plano para ela”, explicou a profissional.

Sendo assim, lembre-se que a proteína é importante em cada refeição e o whey denota ótima opção até para quem não tem treina, de praticidade, de um aporte proteico às vezes mais saboroso, porque com o whey é possível fazer várias receitas.

Quais são os principais prejuízos do excesso de whey protein?

“Podemos citar o rim mais sobrecarregado, o excesso de gases, que causa um desajuste nas bactérias intestinais e um quadro desbiótico no intestino. O que é um quadro desbiótico? É quando desequilibra a flora intestinal, quando as bactérias maléficas aumentam e as benéficas diminuem. Então, pode ter um quadro de diarreia, constipação e excesso de gases”, orientou.

É melhor tomar whey com água ou com leite?

“Eis a questão! Na verdade, quando tomamos whey com leite tem efeito, sim, mas existe uma peculiaridade. Por exemplo: quando tomamos whey com leite a absorção acaba sendo um pouco mais lenta, mas isso é irrelevante para os benefícios que o whey traz, porque acaba tendo o mesmo efeito. Mas tomar com leite acaba dificultando a digestão daquele whey e acaba atrapalhando um pouco a absorção. Então, para aquela pessoa que tem problema digestivo ou tem intolerância ou sensibilidade à lactose não faz sentido tomar com leite. Se você tem uma boa digestão e não tem problema de tomar com leite, basta fazer o cálculo calórico para estar alinhado dentro da dieta”, encerrou Aline Becker.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto