De forma geral, açúcar é o carboidrato doce, que se dissolve na água e que se não for consumido moderadamente trará seríssimas complicações. Sendo assim, o ato de reduzir açúcar traz mais saúde e menos inflamações.
A seguir, entenda mais sobre isso:
A vantagem de reduzir açúcar
A revisão publicada pela Revista The BMJ analisou em mais de 8 mil estudos, que o alto consumo de açúcar foi associado a um risco significativo de diabetes, obesidade, hipertensão, doenças cardíacas, câncer, depressão e até morte precoce.
A nutricionista Elaine Moreira citou que eliminar ou diminuir o açúcar da alimentação pode trazer diversos benefícios à saúde tanto a curto quanto em longo prazo.
“Reduzir o consumo de açúcar refinado traz benefícios, mas é importante manter fontes naturais, como frutas e vegetais, que fornecem nutrientes essenciais ao organismo. Importante um acompanhamento profissional para uma dieta alimentar mais equilibrada e personalizada”, disse a especialista em entrevista exclusiva para o Sport Life.
A nutricionista indicou a troca do açúcar pelo adoçante como opção viável para quem busca reduzir a ingestão de calorias e ainda ter prazer nas refeições para manter o sabor doce. “O ideal é selecionar as substituições, quantidades e adoçantes, que se adequam ao paladar de uma pessoa”, concluiu.
Os principais benefícios de cortar o açúcar
Controle de peso
O açúcar é fonte de calorias vazias, que contribui para o ganho de peso. A sua retirada da dieta aliada a uma alimentação equilibrada e exercícios físicos favorece a redução da gordura corporal.
Saúde do coração
O consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Reduzi-lo auxilia no controle da pressão arterial e melhora a saúde do coração.
Saúde dental
O açúcar alimenta bactérias que causam cáries e placas dentárias. Diminuí-lo contribui para dentes saudáveis e um sorriso bonito.
Redução da inflamação
O açúcar pode promover processos inflamatórios no corpo, que estão associados a várias doenças crônicas.
Pele saudável
O açúcar acelera o envelhecimento da pele ao danificar o colágeno e a elastina. A sua redução melhora a aparência e a saúde da pele.
