Connect with us

O que você está procurando?

Suzana Bonumá

Reforço para o corpo ou para a mente?

Muitas vezes, a cabeça é que faz a diferença no seu desempenho. Não o suplemento

Foto: Shutterstock

Os ergogênicos nutricionais são substâncias utilizadas com a finalidade de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação dos treinos. Atuam aumentando a oferta energética para o músculo e favorecendo o desenvolvimento dos tecidos corporais. Dentre as principais apostas estão: aminoácidos, whey protein, creatina, cafeína, carboidratos, vitaminas e minerais. A eficácia do uso de alguns desses recursos, assim como seu uso indiscriminado, tem sido amplamente discutida.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Na prática, muitos adeptos de suplementos nutricionais sentem-se mais dispostos e estimulados a treinar. Outros têm dificuldade em perceber alguma mudança. Na teoria, há fortes indícios de que alguns suplementos podem melhorar muito a performance. Porém, há muitos estudos inconclusivos sobre o tema, e as falhas metodológicas apresentadas por eles deixam dúvidas quanto à validade de resultados mais otimistas. As controvérsias entre diferentes frentes de estudos acalentam a discussão em torno de muitos suplementos, levando a um debate cercado por incertezas.

O que está certo, tanto para a ciência quanto para a prática esportiva, é que a melhora no desempenho atribuída ao uso de recursos ergogênicos pode ter uma origem latente no efeito placebo. Inúmeros estudos comprovaram a eficácia do uso de placebo na percepção de melhora do desempenho, comprovando que a suplementação funciona, muitas vezes, mais como estímulo emocional do que propriamente efetivo e fisiologicamente benéfico.

Enquanto os benefícios dos ergogênicos são questionáveis e de constatação (muitas vezes) subjetiva, o uso indiscriminado não é indiferente e pode trazer riscos à saúde. Para se obter benefícios de uma suplementação, é preciso certificar-se de suas necessidades nutricionais, da segurança de seu uso e de de sua real eficácia.

Por enquanto, devemos considerar o potencial efeito dos placebos e aceitar que o psicológico é, muitas vezes, o que vai fazer a diferença. Nesse ponto, por que não trabalhamos mais a mente como forma de aperfeiçoar também nosso desempenho esportivo?

Segurança, autoconfiança, tranquilidade e concentração são atributos valiosos para superar qualquer marca. Em meio a tantas incertezas quanto ao uso de diversos suplementos nutricionais, talvez essa estratégia seja a mais assertiva e menos cara tanto para o bolso quanto para a saúde.

Escrito por

Diretora da Consultoria Nutricional Food Coach e especialista em fisiologia do exercício

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Advertisement

Você também vai gostar

Angélica Almeida

Angélica Almeida, personal trainer e colunista do Sport Life, revela o segredo para encontrar motivação

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Nutrição

O consumo regular ajuda no ganho de massa muscular

Treinos

São dez dicas para atingir resultados em longo prazo