Connect with us

O que você está procurando?

Suzana Bonumá

Reforço para o corpo ou para a mente?

Muitas vezes, a cabeça é que faz a diferença no seu desempenho. Não o suplemento

Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Os ergogênicos nutricionais são substâncias utilizadas com a finalidade de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação dos treinos. Atuam aumentando a oferta energética para o músculo e favorecendo o desenvolvimento dos tecidos corporais. Dentre as principais apostas estão: aminoácidos, whey protein, creatina, cafeína, carboidratos, vitaminas e minerais. A eficácia do uso de alguns desses recursos, assim como seu uso indiscriminado, tem sido amplamente discutida.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Na prática, muitos adeptos de suplementos nutricionais sentem-se mais dispostos e estimulados a treinar. Outros têm dificuldade em perceber alguma mudança. Na teoria, há fortes indícios de que alguns suplementos podem melhorar muito a performance. Porém, há muitos estudos inconclusivos sobre o tema, e as falhas metodológicas apresentadas por eles deixam dúvidas quanto à validade de resultados mais otimistas. As controvérsias entre diferentes frentes de estudos acalentam a discussão em torno de muitos suplementos, levando a um debate cercado por incertezas.

O que está certo, tanto para a ciência quanto para a prática esportiva, é que a melhora no desempenho atribuída ao uso de recursos ergogênicos pode ter uma origem latente no efeito placebo. Inúmeros estudos comprovaram a eficácia do uso de placebo na percepção de melhora do desempenho, comprovando que a suplementação funciona, muitas vezes, mais como estímulo emocional do que propriamente efetivo e fisiologicamente benéfico.

Enquanto os benefícios dos ergogênicos são questionáveis e de constatação (muitas vezes) subjetiva, o uso indiscriminado não é indiferente e pode trazer riscos à saúde. Para se obter benefícios de uma suplementação, é preciso certificar-se de suas necessidades nutricionais, da segurança de seu uso e de de sua real eficácia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Por enquanto, devemos considerar o potencial efeito dos placebos e aceitar que o psicológico é, muitas vezes, o que vai fazer a diferença. Nesse ponto, por que não trabalhamos mais a mente como forma de aperfeiçoar também nosso desempenho esportivo?

Segurança, autoconfiança, tranquilidade e concentração são atributos valiosos para superar qualquer marca. Em meio a tantas incertezas quanto ao uso de diversos suplementos nutricionais, talvez essa estratégia seja a mais assertiva e menos cara tanto para o bolso quanto para a saúde.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Aplicado como preenchimento para aumentar a musculatura, óleo mineral pode ser fatal

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Condicionamento Físico

Parar de praticar exercícios físicos por um tempo pode dificultar a volta para a academia. Confira como readaptar o corpo e recuperar o ritmo

Emagrecimento

Especialista em emagrecimento revela três benefícios da perda de peso que vão além dos fatores estéticos. Ganhos podem servir de motivação