Connect with us

O que você está procurando?

Suzana Bonumá

Reforço para o corpo ou para a mente?

Muitas vezes, a cabeça é que faz a diferença no seu desempenho. Não o suplemento

Foto: Shutterstock

Os ergogênicos nutricionais são substâncias utilizadas com a finalidade de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação dos treinos. Atuam aumentando a oferta energética para o músculo e favorecendo o desenvolvimento dos tecidos corporais. Dentre as principais apostas estão: aminoácidos, whey protein, creatina, cafeína, carboidratos, vitaminas e minerais. A eficácia do uso de alguns desses recursos, assim como seu uso indiscriminado, tem sido amplamente discutida.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Na prática, muitos adeptos de suplementos nutricionais sentem-se mais dispostos e estimulados a treinar. Outros têm dificuldade em perceber alguma mudança. Na teoria, há fortes indícios de que alguns suplementos podem melhorar muito a performance. Porém, há muitos estudos inconclusivos sobre o tema, e as falhas metodológicas apresentadas por eles deixam dúvidas quanto à validade de resultados mais otimistas. As controvérsias entre diferentes frentes de estudos acalentam a discussão em torno de muitos suplementos, levando a um debate cercado por incertezas.

O que está certo, tanto para a ciência quanto para a prática esportiva, é que a melhora no desempenho atribuída ao uso de recursos ergogênicos pode ter uma origem latente no efeito placebo. Inúmeros estudos comprovaram a eficácia do uso de placebo na percepção de melhora do desempenho, comprovando que a suplementação funciona, muitas vezes, mais como estímulo emocional do que propriamente efetivo e fisiologicamente benéfico.

Enquanto os benefícios dos ergogênicos são questionáveis e de constatação (muitas vezes) subjetiva, o uso indiscriminado não é indiferente e pode trazer riscos à saúde. Para se obter benefícios de uma suplementação, é preciso certificar-se de suas necessidades nutricionais, da segurança de seu uso e de de sua real eficácia.

Por enquanto, devemos considerar o potencial efeito dos placebos e aceitar que o psicológico é, muitas vezes, o que vai fazer a diferença. Nesse ponto, por que não trabalhamos mais a mente como forma de aperfeiçoar também nosso desempenho esportivo?

Segurança, autoconfiança, tranquilidade e concentração são atributos valiosos para superar qualquer marca. Em meio a tantas incertezas quanto ao uso de diversos suplementos nutricionais, talvez essa estratégia seja a mais assertiva e menos cara tanto para o bolso quanto para a saúde.

Escrito por

Diretora da Consultoria Nutricional Food Coach e especialista em fisiologia do exercício

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Bebida que carrega "fama" de milagre na hora de emagrecer

Fitness

Um ajuste de técnicas contribui para essa meta

Treinos

Essas modalidades ajudam no emagrecimento com alimentação saudável e hidratação

Emagrecimento

Nunca se esqueça que a sua dieta precisa ser equilibrada

Ganhar massa muscular

Saiba como usar a alimentação a favor dos seus objetivos para construir um físico atlético

Emagrecimento

Ainda assim, esse objetivo precisa ser feito com um acompanhamento

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O consumo regular ajuda no ganho de massa muscular

Treinos

São dez dicas para atingir resultados em longo prazo

Emagrecimento

É o tipo de tema que sempre gera desdobramentos

Condicionamento Físico

Opções que ajudam a perder peso sem perder massa muscular