5 passos para retornar às atividades físicas sem riscos de lesões

Aposte nessas dicas pensadas para quem se afastou por um tempo das atividades físicas, mas deseja voltar aos treinos de forma progressiva e segura

Imagem das pernas de uma pessoa em uma sessão de fisioterapia realizando exercícios. Atividades Físicas
(Foto: Pixabay)

A atividade física é um item prazeroso da rotina para muita gente, sem contar os outros diversos benefícios para a saúde de nosso corpo. Mas quem nunca se deu férias das atividades físicas por um tempinho, não é mesmo? 

Após uma grande pausa, o funcionamento do corpo, naturalmente, acaba mudando. Independentemente da intensidade dos treinos que se praticava, é necessário um novo período de adaptação para, só assim, alcançar os resultados anteriores. Caso esse tempo não seja respeitado de maneira correta, lesões poderão ocorrer e prolongar aquele “tempo de molho”. Por isso, antes de recomeçar, é preciso seguir algumas regras e cuidados importantes.

O fisiologista do Esporte do Hospital do Coração (Hcor), Diego Leite de Barros, listou cinco dicas importantes para retornar de forma segura às atividades físicas. “Antes de qualquer coisa, não adianta querer recuperar o tempo perdido o mais rápido possível. A maioria das pessoas faz isso e os prejuízos são grandes”, alerta o profissional.

Confira algumas das sugestões do especialista para você se preparar para seu retorno aos treinos. Certamente elas serão importantes para a recuperação de sua antiga forma. Veja!

Dicas para retornar às atividades físicas

Texto e edição: Leonardo Guerino

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você