Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Sorvete nem sempre é vilão da dieta; como degustar sem medo

Somente o consumo moderado não causa prejuízo para o atleta

Sorvete
Sorvete - Shutterstock

Sorvete é uma sobremesa feita à base de laticínios e é a “menina dos olhos” da maioria depois da hora do almoço e jantar. Não é, mesmo? Mas, a maior parte dessa iguaria contém açúcar e essa “marca registrada” gera dúvida para o competidor amador ou profissional. Afinal, o sorvete é o vilão da dieta do atleta?

A revelação da especialista

“O sorvete, amplamente apreciado como sobremesa, levanta questões acerca de sua adequação na dieta de atletas. Por se tratar de um alimento rico em açúcares e gorduras. Portanto, ingerir sorvete antes do treino pode causar desconforto gastrointestinal devido à presença de açúcares e gorduras, possivelmente afetando a performance. Mas, após o exercício, a escolha por esse alimento pode não fornecer os nutrientes necessários para recuperação e reparação muscular. Como proteínas, carboidratos complexos e minerais”, disse a nutricionista Sabrina Theil com exclusividade para o Sport Life.

Essa colocação da nutricionista Sabrina enfatizou que o excesso de consumo de sorvete interfere no ganho de peso. E, principalmente, quando está “aliado” aos maus hábitos alimentares. O atleta deve estar atento ao equilíbrio da ingestão calórica com gasto energético, o que vai lhe garantir o peso saudável e a otimização da performance.

“Existem opções mais saudáveis para o pré e pós treino do que os sorvetes. Alguns substitutos recomendados incluem iogurte grego, que oferece proteínas e carboidratos de melhor qualidade; frutas congeladas, ricas em vitaminas e minerais; e smoothies proteicos preparados com whey protein e frutas, fornecendo um equilíbrio adequado de macronutrientes”, sugeriu a nutricionista.

Qual consumo semanal de sorvete que não atrapalha no rendimento esportivo?

Theil argumentou que é inviável determinar a quantidade de sorvete a ser ingerida na semana por conta de vários fatores, alguns exemplos: idade, sexo e peso. O que se deve lembrar é que a apreciação “discreta” dessa iguaria não faz mal para rotina.

“Determinar um consumo semanal específico de sorvete que não interfira no desempenho atlético é complexo, uma vez que isso depende de fatores como idade, peso, sexo, nível de atividade física e objetivos individuais. Entretanto, é possível estabelecer que o consumo moderado, associado a uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, pode ser tolerado sem prejudicar significativamente a performance esportiva”, respondeu.

Dados

A ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete) divulgou em abril de 2022 que o consumo do brasileiro em milhões de litros no ano de 2020 foi de 1.050L. Existem no país mais de 10 mil estabelecimentos “conectados” ao setor e que obtiveram o faturamento acima de R$ 13 bilhões por ano.

O estudo da Kantar citou em novembro de 2019 que a classe C é a “campeã” do consumo de sorvete e as mulheres representam 60%. São Paulo é o Estado que mais compra esse doce fora do domicílio, e a região do Nordeste também demonstrou aumento quanto a essa ingestão.

Quem é ela?

Sabrina Theil é nutricionista com foco em atendimento na área clínica, ênfase em emagrecimento e estética. Também é pós-graduada em Fitoterapia e Nutrição Estética, Nutrição Clínica Funcional e pós-graduanda em Nutrição Esportiva.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável