Quando se fala em treino de membros superiores, os holofotes geralmente estão voltados para o peitoral, os ombros e os braços. Porém, o trapézio – assim como dorsais e lombar – também merece atenção especial. Negligenciar essa região pode prejudicar tanto a estética quanto o equilíbrio muscular, além de aumentar os riscos de dores e lesões.
“O trapézio é um músculo bastante estético, então é importante que haja um foco nele, tanto homens quanto mulheres”, destaca o treinador Leandro Twin.
Pensando nisso, o especialista reuniu seis truques simples que podem fazer diferença no ganho de massa muscular no trapézio. Confira a seguir:
1. Dê mais frequência ao treino
“Treine a musculatura duas vezes por semana, enquanto o restante você treina uma vez. O trapézio é um músculo das costas, então é interessante que você o treine em uma dessas vezes com dorsais. Você pode treinar dorsal e trapézio na segunda-feira e na quinta-feira ombros e trapézio”, orienta Twin.
2. Comece pelo trapézio
“Quando falo para você treinar dorsal e trapézio, na verdade, é para você treinar trapézio e dorsal. Pode soar estranho, mas é assim que você melhora um músculo fraco de maneira mais rápida. Obviamente a performance das dorsais pode cair, mas isso não importa nesse momento da periodização”, explica.
3. Aposte na pré-exaustão
“Muitos dos meus alunos, quando vão fazer uma remada alta, falham o deltoide lateral, ou até mesmo o bíceps e o antebraço, antes de falhar o trapézio, que é o que realmente importa. Se isso acontece com você, faça primeiro o encolhimento e depois uma remada alta”, recomenda o treinador.
4. Trabalhe a força do antebraço
“Pode acontecer da sua pegada abrir durante o exercício de encolhimento, já que o trapézio é um músculo muito forte. Se isso acontece frequentemente é interessante que você trabalhe para melhorar a pegada”, alerta o especialista.
5. Corrija a execução no encolhimento
“O trapézio é recrutado por meio da depressão e da elevação escapular, ou seja, o movimento para cima e para baixo. Fazendo giro, você faz basicamente um pico isométrico no trapézio e isso não gera maior hipertrofia muscular”, orienta Twin.
6. Aumente a carga de verdade
“Vejo pessoas colocando cargas muito menores do que aguentariam. Porém, visualmente, elas parecem ser altas, já que o trapézio aguenta muito peso. Coloque uma carga pesada para você de verdade. Sempre leve o exercício até a falha”, finaliza o treinador.
