Definiu o seu esporte preferido no “Projeto Verão” para sequência de 2023? Ótimo! Essa escolha vai lhe proporcionar muitos benefícios no seu dia a dia. Se o seu objetivo é emagrecer, é comum a dúvida: horário do treino influencia no processo de queima de gordura? O personal trainer Caio Signoretti e o médico pós-graduando em medicina do esporte Hugo Gatto negam essa tese.
Visão dos especialistas sobre a hora do treino
“Um bom treinamento se resume em alta frequência, intensidade e coerência sob orientação de um profissional. Às vezes, muitas pessoas ficam preocupadas querendo achar algumas melhorias para se beneficiarem. Mas dependendo da rotina e até do nível de energia que alguém tem em determinada hora do dia, treinar de manhã pode ser muito pior em termos de intensidade e logística do que treinar à noite ou em outra hora”, diz Caio.
“Se o objetivo for maximizar a queima de gordura, pode ser benéfico programar sessões de treino para as primeiras horas da manhã. O metabolismo basal é geralmente mais baixo durante à noite. Então, o exercício matinal pode ajudar a estimular o metabolismo e aumentar a queima de gordura durante todo o dia”, garante Hugo.
Pesquisas
São afirmações que partem na contramão das pesquisas da Karolinska Institutet, na Suécia, e da Universidade de Copenhague, na Dinamarca. Esses experimentos alegaram que o exercício físico em vários momentos diários afeta o corpo de várias formas.
Os estudiosos analisaram o tecido adiposo de camundongos após sessão de exercícios intensos realizados no fim da manhã e fim da noite. Houve o estudo de diversos marcadores para o metabolismo da gordura e análise de quais genes estavam ativos na camada de gordura após a prática.
Os pesquisadores definiram que o exercício no fim da manhã resultou em maior taxa metabólica nos roedores, ou seja, apresentou o acréscimo da expressão de genes envolvidos no gasto do tecido adiposo e na termogênese do que os camundongos que treinaram pelo fim da noite.
Palavra final
Caio Signoretti mantém a sua visão e apenas discorre que quando uma pessoa opta pelo treino no começo da manhã não costuma desistir. “As chances de desistir são menores. Existem alguns estudos que mostram que a força de vontade e o poder de decisão vão diminuindo ao longo do dia. Ninguém acorda, por exemplo, já dizendo que vai fazer tudo errado, comer mal e pular o treino”, finaliza o personal trainer.