Não existe uma regra exata sobre comer doces de forma correta. Afinal, além de cada organismo ter as suas particularidades, o consumo de açúcar costuma ser prejudicial para a saúde em diversos aspectos.
Mas, dá pra matar aquela vontade de doces de uma maneira consciente e que não atrapalhe, por exemplo, seu emagrecimento e a saúde. Por isso, com a ajuda do nutricionista Felipe Nunes separamos 3 dicas fundamentais para comer doce de forma correta.
3 dicas para comer doce de forma correta
Cautela
“Esse consumo deve ocorrer nos momento e na quantidade correta para evitar prejuízos. Procure consumir doces com menor quantidade calórica, exemplos: doce de leite, chocolate e goiabada”, disse Felipe.
Após o almoço ou jantar
Quem nunca sentiu vontade daquele docinho depois dessas refeições? Calma que essa escolha não denota burlar a dieta. “Refeições maiores costumam ter alta quantidade de fibras e proteínas, que diminuem drasticamente a absorção rápida de açúcar”, complementou.
Depois do treino
“Quando você faz um tipo de exercício físico, o seu estoque de glicogênio muscular fica baixo. O que por sua vez se repor com açúcar mais simples, como doce sem enormes prejuízos”, relatou o profissional.
Cuidado
“Esse consumo deve ser em baixa quantidade e coma doces quando estiver bem saciado para impedir os exageros. Essa estratégia deve ser vetada para pessoas portadoras de doenças, como diabetes. Consulte um nutricionista para que ele possa adequar as quantidades corretas”, concluiu Felipe Nunes.