Julho é o mês especial para os “chocólotras”, ou seja, dia 7 é o Dia Mundial do Chocolate. Ainda assim, há quem se desespera devido ao comprometimento na dieta e nesse sentido veja as três dicas para escolher a melhor opção de chocolate com a ajuda da nutróloga Dra. Caroline Accorsi.
As três ajudas para escolher a melhor opção de chocolate
Teor de cacau
“Prefira chocolates com alto teor de cacau entre 70% ou mais. Quanto maior o teor de cacau, maior a quantidade de antioxidantes e menor o teor de açúcar“, orientou.
Leia os rótulos
“Evite chocolates com adição de óleos hidrogenados e outros aditivos artificiais. Opte por aqueles com ingredientes naturais e menos processados“, explicou.
Consumo equilibrado
“A moderação é a ‘chave’. Um ou dois quadradinhos de chocolate amargo por dia são suficientes para aproveitar seus benefícios sem comprometer a saúde”, resumiu.
Tendência
O paladar dos consumidores passa por mudanças, isto é, aceitou a opção amarga, que garante benefícios para saúde. Os orgânicos e acima de 70% de cacau são comercializados em larga escala por não conterem conservantes e com intuito de manter sua vida útil são feitos para consumo imediato.
“É uma tendência que tem se consolidado de uma forma gradual. Apreciar um chocolate mais amargo é uma questão de cultivar um novo hábito, assim como quando se deixa de adoçar o café. Também há cada vez mais estudos científicos mostrando que o chocolate quanto mais amargo melhor para a saúde, pois contém menos açúcar, leite e gordura. Preservando essas substâncias favoráveis do cacau, o torna um alimento mais saudável, capaz de proporcionar prazer e auxiliar o bem-estar do organismo. O ideal é uma pequena porção diária entre 30 a 40g a partir de 70% cacau”, concluiu o nutrólogo e presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), Dr. Durval Ribas Filho.
