Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Vitaminas e suplementos podem turbinar seu relacionamento; entenda

Alimentação costuma ser fundamental para ter um bom Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: como os nutrientes podem interferir no seu relacionamento
Dia dos Namorados: como os nutrientes podem interferir no seu relacionamento / Foto: Shutterstock

Com a proximidade do Dia dos Namorados, nenhum casal quer estar em atrito. A ciência mostra que o nível de nutrientes em nosso organismo pode impactar diretamente em nossos relacionamentos, o que é relevante em qualquer época do ano.

Os nutrientes ajudam a equilibrar distúrbios hormonais e melhorar a disposição, benefícios fundamentais para os namorados, como aponta a nutricionista Cintia dos Santos Moser. A especialista destaca problemas comuns na rotina a dois: de um lado a TPM (tensão pré-menstrual) e crises de enxaqueca, do outro, a falta disposição e o ronco.

“A suplementação equilibrada em quantidade e qualidade, garante ao organismo todos os nutrientes necessários, podendo aliviar os sintomas indesejáveis e até mesmo dar mais disposição ao casal”, comenta Cintia.

Os nutrientes podem aliviar a TPM

A tensão pré-menstrual, como explica a especialista, é representada por um conjunto de sintomas físicos, comportamentais e emocionais, podendo inclusive causar alteração do hábito alimentar. A nutrição é capaz de influenciar na intensidade e permanência dos sintomas de TPM com a suplementação de vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e vitamina B6.

A especialista destaca que sintomas como irritabilidade e agitação, comuns do período pré-menstrual, são causados por oscilações nos níveis de cálcio sérico – substância que, junto do magnésio, auxilia na produção de serotonina.

O magnésio é outro nutriente encontrado em menor quantidade nas mulheres com TPM. “O tratamento com magnésio é  um dos mais indicados para enxaquecas ocasionadas pela TPM, além de minimizar a retenção hídrica, ansiedade, desejo por doces, náuseas e fadiga”, acrescenta Cintia.

Além do cálcio e do magnésio, a suplementação com vitamina B6 também ajuda a aliviar os sintomas da TPM, contribuindo para o bem-estar dos namorados. Isso porque a vitamina B6 aumenta os níveis de serotonina e dopamina, desempenhando um papel essencial na síntese de ácidos graxos e prostaglandinas, que estão diminuídos durante a TPM. A administração de vitamina B6 também apresenta melhora na acne pré-menstrual.

Como melhorar a disposição dos namorados

Outro problema que pode interferir no relacionamento é a falta de disposição.  A nutricionista aponta que passar muitas horas sem se alimentar é um motivo pelo qual exageramos nas refeições noturnas, com um alto consumo de calorias – o que impacta diretamente na nossa disposição à noite.

“Uma refeição mais leve antes de ir dormir, além da saúde física, auxilia na qualidade de vida do casal. E, nos intervalos das refeições, as barras de proteína e Whey Protein são opções práticas para não passar tantas horas sem comer, para ter no carro, no trabalho e até mesmo na mochila. Assim, ao chegar em casa consegue-se realizar um jantar mais leve, como saladas e uma proteína de mais fácil digestão à noite, como peixe, frango e até mesmo complementar a saladinha com uma ceia a base de whey protein”, aconselha Cintia.

Adequar a alimentação também contribui para boas noites de sono, o que pode reduzir os roncos noturnos. Além disso, a especialista comenta que uma noite bem dormida evita o chamado “calo sexual”: “a barriguinha que alguns homens vão adquirindo pode ser reduzida melhorando a qualidade do sono”, explica.

Falando em sexo…

A maca peruana (Lepidium meyenii) é um dos extratos vegetais mais citados na internet para a melhora da rotina íntima dos namorados, isso porque sua eficácia na melhora do desejo sexual e da libido é apoiada por várias linhas de evidência.

Além disso, a maca peruana também pode ajudar o casal a engravidar. “Experimentos com animais sugerem que a maca peruana tem atividades espermatogênicas e de aumento da fertilidade”, afirma a especialista. 

Em estudos com homens, a maca peruana melhorou o bem-estar e desejo sexual em pacientes com disfunção sexual. Como destaca Cintia, a suplementação por 14 dias já foi capaz de melhorar o desempenho de resistência e desejo sexual em ciclistas treinados do sexo masculino. 

Os estudos mostram ainda que a maca peruana melhorou a função sexual em mulheres na menopausa e também em mulheres com disfunção sexual causada pelo uso de antidepressivos.

Fonte: Cintia dos Santos Moser, nutricionista especialista em nutrição esportiva e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Produtos

O consumo de suplemento precisa estar de acordo com o seu objetivo

Nutrição

Nutricionista revela como aliar ingredientes do dia a dia para fazer um shake saboroso e prático

Suplementos

Substância tem chamado cada vez mais a atenção de quem frequenta a academia

Nutrição

É de se ressaltar que o uso do suplemento varia conforme a consulta com um especialista