Para ter um corpo e uma mente saudáveis, a prática de exercícios físicos é mais que recomendada. A corrida é um dos esportes mais fáceis de se praticar, você só precisa… correr. Mas não é tão simples quanto parece esse esporte requer cuidado, paciência e disciplina. Confira abaixo algumas dicas da Dra. Fernanda Dacache, médica da marca Calminex, a respeito do tema:
Quais os primeiros passos para iniciar a prática da corrida?
Caso a pessoa seja sedentária, é preciso tomar alguns cuidados: primeiro é recomendado realizar uma avaliação médica para verificar as condições cardiovasculares, respiratórias e a saúde das articulações. O ideal é iniciar também com o acompanhamento de algum profissional de educação física para orientação sobre a intensidade dos exercícios. Pacientes com histórico de doenças cardíacas, respiratórias, hipertensão ou acima de 40 anos não devem deixar o sedentarismo sem o acompanhamento médico.
A caminhada é um bom caminho para começar a correr?
Sim, o ideal é respeitar o limite do corpo e começar devagar. O exercício jamais deve levar a fadiga ou a dores contínuas – isso pode ser sinal de que a pessoa está excedendo a capacidade do organismo. É preciso lembrar que o condicionamento demanda tempo e, por isso, os esforços devem aumentar gradativamente.
Veja também: 11 motivos para a corrida entrar na sua rotina agora
Como deve ser feito o descanso entre as atividades?
O repouso é importante e não se deve correr com dores musculares. No geral, em um dia de intervalo, com sono correto de oito horas por noite, o corpo tende a se recuperar dos desgastes causados pela atividade física moderada. Correr todos os dias aumenta o risco de lesão muscular.
Quando os esforços ou sintomas precisam de atenção?
É normal que algumas pessoas com baixo condicionamento cardiovascular experimentem dor na região lateral do abdômen durante o exercício intenso. Porém, o surgimento de outros sintomas necessita atenção. Caso a pessoa tenha dor nas pernas, que melhoram após o término do esforço; dor no peito; falta de ar associada ao esforço leve ou moderado; hematomas no corpo; mudança na coloração da urina e dores frequentes nas articulações, o correto é procurar um médico, pois podem ser sintomas de condições médicas mais graves.
Em casos de dores após os exercícios, como aliviá-las?
É necessário que exista repouso, com sono de 8 horas por noite. Caso as dores sejam muito incômodas, pode-se fazer uso de analgésicos, ou ainda, pomadas e gelos em spray, que agem diretamente no foco da dor causada por câimbras, pancadas ou contusões.