Em busca de novos desafios e cenários, muitos corredores inscrevem-se em provas longe de casa, seja em outra cidade ou em outro país. Além de competir novas distâncias e manter a motivação, correr em lugares diferentes também é uma oportunidade de conhecer lugares novos e fazer amigos.
+ As 5 maratonas favoritas dos brasileiros
+ Cidades que oferecem running tours
Apesar de todas possibilidades e pontos positivos, se locomover para outro destino também é algo cansativo e, dependendo do tempo de viagem e meio de transporte, pode provocar desconfortos físicos que prejudicam o desempenho do corredor na competição. Para atenuar a fadiga e os incômodos desses casos, a Sport Life selecionou 5 dicas para correr uma prova longe de casa. Confira!
Alongue-se durante o trajeto
É extremamente importante manter a musculatura alongada, principalmente os membros inferiores. Aproveite as paradas do ônibus ou carro. No avião, caminhe pelo corredor de tempos em tempos.
Caminhe
Se você chegar ao destino um dia ou algumas horas antes da competição, tente sair para uma caminhada relaxante ou trote. Depois tome um banho e descanse.
Durma cedo
Principalmente se a prova for em outro país, é necessário tentar ao máximo ajustar-se ao fuso horário para ter energia durante a prova. Mesmo que não consiga pegar no sono, deite-se cedo.
Tente chegar com antecedência
Tanto para adaptar-se ao fuso horário (o que demora pelo menos um dia inteiro), tanto para descansar. Evite chegar ao destino apenas com um dia de antecedência.
Mantenha a dieta
Mesmo com a tentação de novos pratos e delícias de um lugar diferente, tente manter a sua rotina alimentar até o dia da prova. A alimentação adequada é fundamental para um bom desempenho. Leve na mala alimentos que talvez não encontre no destino e programe-se para comer nos horários aos quais está habituado.