Muita gente acredita que musculação é apenas levantar e abaixar peso, mas a verdade é que sem planejamento os resultados podem demorar — e até lesões sérias podem surgir no caminho. Saber o que não fazer na academia é tão importante quanto seguir um treino bem estruturado.
Quem explica melhor é o treinador Leandro Twin, que listou os cinco deslizes mais comuns de quem busca emagrecimento, hipertrofia ou apenas qualidade de vida:
1. Não valorizar o aquecimento
“Primeiramente, vejo muitas pessoas fazendo um aquecimento girando os braços ou até mesmo correndo na esteira. Para a musculação, o melhor aquecimento é aquele específico no local com algum tipo de intensidade (se não tem intensidade, não tem aquecimento). Portanto, um indivíduo que consegue fazer um supino com 100kg, ele não pode aquecer só com a barra, pois isso não irá fazer nenhum estímulo significativo. Sendo assim, o aquecimento deve ser com pelo menos 30% a 50% da carga que ele costuma utilizar e muitas repetições”, conta Twin.
2. Ignorar pequenas dores
“Sabe quando vamos executar um exercício e sentimos uma dorzinha que logo depois passa? Não ignore isso em hipótese alguma. Eu sempre reforço isso aos meus alunos. Depois que a gente aquece, ela pode ser imperceptível, mas pode ter alguma pequena lesão que, quando alguém ignora no treino pesado, vira uma grande lesão”, diz.
3. “Esquecer” da panturrilha
“Já perguntei aos meus alunos sobre o treinamento de perna e a resposta gira em torno de 4 ou 5 exercícios de coxa e apenas 1 de panturrilha. E, na verdade, a panturrilha deve ser tratada como um músculo a parte, então ela precisa de pelo menos 12 a 20 séries semanais”, recomenda Twin.
4. Não focar músculo fraco
“Isso é um grande erro! Nem tudo que é grande é bonito, portanto, um shape que está feio e cresce fica um feião. Sempre veja os seus músculos fracos e foque neles”, aconselha o treinador.
5. Esquecer da lateralidade do ombro
“Por fim, quando fazemos um treinamento de peito, o anterior de ombro trabalha bastante, e quando fazemos um treinamento de dorsal, o posterior de ombro trabalha muito também. Já a parte lateral do deltoide precisa de estímulo de uma maneira mais isolada, portanto, foquem nisso. A cintura escapular grande é fundamental para o shape bonito”, finaliza Twin.
