Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

6 exercícios para melhorar a corrida e evitar lesões

Realizar atividades paralelas é fundamental para potencializar o condicionamento físico

Exercícios para melhorar a corrida
Exercícios para melhorar a corrida / Foto: Shutterstock

A realização paralela de exercícios para melhorar a corrida é algo que muitos atletas amadores esquecem de fazer. A vontade de aumentar o desempenho no esporte ou de simplesmente gastar mais calorias pode gerar uma grande motivação nas pessoas que começam a correr. No entanto, conciliar essa prática com algumas outras atividades complementares é fundamental para ter mais longevidade e conquistar resultados sólidos com rapidez.

Um corpo despreparado e com a musculatura enfraquecida fica mais suscetível ao desenvolvimento de lesões. Além disso, é provável que esse físico não consiga desempenhar um ritmo forte o suficiente para, por exemplo, conquistar objetivos relacionados ao emagrecimento. Portanto, podemos afirmar que fazer exercícios para melhorar a corrida é algo recomendado para, praticamente, todos os adeptos da modalidade.

Por isso, com a ajuda do professor de corrida, Ricardo Lino, listamos seis exercícios para melhorar a corrida, evitar lesões e acelerar a conquista dos seus objetivos. Confira:

1 – Avanço no step – Deixe um pé apoiado no step. Suba e desça da plataforma sem mover o pé apoiado. Trabalha o posterior da coxa e os quadríceps. Esse exercício tem a mesma função mecânica da corrida: transferir o peso do corpo de um pé para o outro. Você pode usar pesinhos de 1 kg apenas para ajudar no equilíbrio.

2 – Agachamento no bosu – Imita o ataque na corrida. Deixe o pé à frente do corpo sobre o bosu e faça os movimentos de vaivém para cima e para baixo. Fortalece os glúteos e as coxas. Repita esse exercício com as duas pernas.

3 – Abdominal – Fundamental para o fortalecimento do core. Deite-se de costas no chão e, com os pés firmes nele, eleve e deite o tronco. Evite fazer abdominais com as mãos atrás da cabeça. “Você acaba forçando os braços e não o abdômen. Portanto, não trabalha praticamente nenhum grupo muscular específico”, alerta Ricardo.

4 – Flexão Plantar – Apoie as pontas dos pés em um step e impulsione o corpo para cima e para baixo. Você trabalhará todos os grupos musculares envolvidos na corrida, principalmente a panturrilha.

5 – Lombar – Mantenha-se deitado no chão, com a barriga para baixo e, com as mãos no pescoço, projete o tronco para cima. Como o próprio nome diz, alonga e fortalece a lombar.

6 – Prancha – Deite-se de bruços no chão e deixe os cotovelos em um ângulo de 90º. Eleve o tronco, apoie a ponta de um dos pés e suba a outra perna. Repita isso com as duas pernas. Esse exercício ajuda na contração, na estabilização e no fortalecimento dos músculos das pernas, essenciais na corrida.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Esse tipo de mudança radical no clima pode causar sérios riscos para saúde

Ganhar massa muscular

São falhas que ocorrem até para quem objetiva a hipertrofia

Saúde

Descubra o que é necessário fazer para estimular a produção natural desse hormônio

Treinos

Apostar no aumento da temperatura para acelerar os resultados pode não ser o ideal

Saúde

Esse período de descanso é fundamental para as demais atividades diárias

Saúde

Nutrólogo indica quais atitudes podem te ajudar a preservar os músculos durante a queima de gordura

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

O bosu é um equipamento muito versátil que trabalha a estabilidade do core e a propriocepção. Veja as dicas do professor Diego Bellotti para...