6 exercícios para melhorar a corrida e evitar lesões

Realizar atividades paralelas é fundamental para potencializar o condicionamento físico

Exercícios para melhorar a corrida
Exercícios para melhorar a corrida / Foto: Shutterstock

A realização paralela de exercícios para melhorar a corrida é algo que muitos atletas amadores esquecem de fazer. A vontade de aumentar o desempenho no esporte ou de simplesmente gastar mais calorias pode gerar uma grande motivação nas pessoas que começam a correr. No entanto, conciliar essa prática com algumas outras atividades complementares é fundamental para ter mais longevidade e conquistar resultados sólidos com rapidez.

Um corpo despreparado e com a musculatura enfraquecida fica mais suscetível ao desenvolvimento de lesões. Além disso, é provável que esse físico não consiga desempenhar um ritmo forte o suficiente para, por exemplo, conquistar objetivos relacionados ao emagrecimento. Portanto, podemos afirmar que fazer exercícios para melhorar a corrida é algo recomendado para, praticamente, todos os adeptos da modalidade.

Por isso, com a ajuda do professor de corrida, Ricardo Lino, listamos seis exercícios para melhorar a corrida, evitar lesões e acelerar a conquista dos seus objetivos. Confira:

1 – Avanço no step – Deixe um pé apoiado no step. Suba e desça da plataforma sem mover o pé apoiado. Trabalha o posterior da coxa e os quadríceps. Esse exercício tem a mesma função mecânica da corrida: transferir o peso do corpo de um pé para o outro. Você pode usar pesinhos de 1 kg apenas para ajudar no equilíbrio.

2 – Agachamento no bosu – Imita o ataque na corrida. Deixe o pé à frente do corpo sobre o bosu e faça os movimentos de vaivém para cima e para baixo. Fortalece os glúteos e as coxas. Repita esse exercício com as duas pernas.

3 – Abdominal – Fundamental para o fortalecimento do core. Deite-se de costas no chão e, com os pés firmes nele, eleve e deite o tronco. Evite fazer abdominais com as mãos atrás da cabeça. “Você acaba forçando os braços e não o abdômen. Portanto, não trabalha praticamente nenhum grupo muscular específico”, alerta Ricardo.

4 – Flexão Plantar – Apoie as pontas dos pés em um step e impulsione o corpo para cima e para baixo. Você trabalhará todos os grupos musculares envolvidos na corrida, principalmente a panturrilha.

5 – Lombar – Mantenha-se deitado no chão, com a barriga para baixo e, com as mãos no pescoço, projete o tronco para cima. Como o próprio nome diz, alonga e fortalece a lombar.

6 – Prancha – Deite-se de bruços no chão e deixe os cotovelos em um ângulo de 90º. Eleve o tronco, apoie a ponta de um dos pés e suba a outra perna. Repita isso com as duas pernas. Esse exercício ajuda na contração, na estabilização e no fortalecimento dos músculos das pernas, essenciais na corrida.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você