Se o tédio bateu quando o assunto é atividade física, é hora de conhecer uma modalidade que vai te tirar da zona de conforto. O kitesurf, um esporte promissor no Brasil, utiliza uma espécie de pipa (chamada também de kite) e uma prancha que pode ter ou não uma estrutura de suporte para os pés.
Para fazer o kitesurf, o praticante fica em cima da prancha e comanda a pipa com uma manopla, conectada a uma peça chamada trapézio, que fica presa à cintura. Para que a magia aconteça, é necessário que o vento impulsione a pipa. Ou seja, você precisa de um local que seja abundante em ventania para praticar a modalidade. E, claro, uma certa prática para começar a surfar por aí.
Um dos locais mais apropriados para fazer kitesurf são as praias do Nordeste, mas também é possível se divertir no Rio de Janeiro. Apresentamos 6 fatos para despertar o seu interesse na modalidade. Já que o verão está próximo, quem sabe você não tenta praticar para curtir ainda mais os dias ensolarados e quentes?
-
-
1. É UM ESPORTE NOVO. O kitesurf foi criado por volta de 1985 e ganhou popularidade nos anos 1990. Ou seja, ainda há muito para ser feito e explorado, o que torna a máxima “nunca é tarde para começar” ainda mais verdadeira. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
2. TEM MÚLTIPLAS VARIAÇÕES. O kitesurf tem muitas modalidades diferentes que muita gente desconhece e que se encaixam em praticamente todos os gostos: kitewave (literalmente surfar ondas com o kite), race (corridas realizadas em alto mar com uma prancha específica), freestyle (com muitas manobras e saltos), freeride (apenas velejar sentindo o vento no rosto), entre outras. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
3. AS COMPETIÇÕES SÃO DE TIRAR O FÔLEGO. Uma das mais belas – e únicas – competições esportivas do mundo é justamente um evento de kitesurf e, melhor ainda, realizado no Brasil. Trata-se do Red Bull Rally dos Ventos, que acontece nos Lençóis Maranhenses (MA), com um seleto grupo de 40 atletas percorrendo 60 km nessa paisagem paradisíaca. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
4. O BRASIL É UMAS DAS REFERÊNCIAS DO ESPORTE. A atual campeã mundial de kitesurf é brasileira! Bruna Kajiya (foto) levou o título em 2017, somando três campeonatos mundiais na carreira. Um dos locais mais desejados e conhecidos para a prática do kitesurf é a Praia de Cumbuco, no Ceará. (Foto: Reprodução/Facebook)
-
-
5. FEITO PARA TODAS AS IDADES. A campeã mundial mais jovem da história do kitesurf é a espanhola Gisela Pulido (foto), que em 2004 levou o título mundial com apenas 10 anos de idade. Ou seja, o kitesurf é um esporte que abrange diversas faixas etárias. (Foto: Reprodução/Facebook)
-
-
6. DÁ PARA VIAJAR DE KITESURF. Em 2015, o português Francisco Lufinha estabeleceu um recorde mundial ao percorrer 862 km com seu kite, saindo de Lisboa e chegando na Madeira. Ele completou esse recorde sozinho, numa jornada sem paradas, levando três dias entre largada e chegada. Claro que estamos falando de um atleta profissional, mas nada impede que você dê ótimos passeios com o kite por aí. (Foto: Reprodução/Facebook)