Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Lesões na corrida: como tratá-las para seguir evoluindo

Veja as melhores maneiras para tratar as dores que acabam surgindo com a corrida; fascite plantar e canelite são as mais comuns

Lesões na corrida: como tratá-las para seguir evoluindo
Foto: iStock

Apesar de ser super indicada, é preciso ficar atento quando você escolhe a corrida como atividade ideal, pois muitos praticam sem os devidos cuidados e acabam sofrendo com as lesões. Por isso, listamos o que deve ser feito para ficar distante delas. Confira!

Fascite plantar: É uma dor no calcanhar e na planta do pé quando você pisa no chão, principalmente logo depois de acordar ou de ficar muito tempo sentado. O melhor a se fazer para não sofrer com a fascite é evitar o impacto da corrida e invistir na natação, na bike ou nos elípticos. Se você fizer bem essa fase, logo poderá correr de novo.

Dor no joelho (condromalácia patelar): São dores que acometem as articulações do joelho. Para tratá-las é preciso trabalhar a força e a propriocepção (equilíbrio) do quadril e do tornozelo com agachamentos unilaterais e trabalho de quadríceps no aparelho. Faça abdução e adução da perna com elásticos. Evite exercícios pliométricos até que tenha recuperado a força e não sinta mais dor.

Dor na lombar: Acontece nos casos em que não há uma compensação adequada. Pra ficar longe disso, aprenda a controlar o core sem saltar etapas. Comece trabalhando o transverso abdominal, levando por 10 segundos o umbigo em direção à coluna o máximo que puder. Repita de 10 a 15 vezes. É importante também alongar bem os flexores do quadril (psoas ilíaco) e o piramidal (glúteo médio).

Periostite tibial (canelite):  Começa com uma dor leve na canela, mas pode até impedir os movimentos da corrida. Um aumento muito rápido do volume de treino, um tênis inadequado e a técnica ruim podem são as principais causas. Para tratar, procure não correr em descidas, pois as passadas ficam mais longas e isso prejudica os tibiais. Alongue bem os gêmeos e trabalhe a mobilidade dos tornozelos.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só