Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Exercícios intensos podem reduzir em 17% taxa de mortalidade

Estudo comparou exercícios intensos com moderados e indicou um benefício maior para quem é adepto das atividades mais vigorosas

Exercícios intensos podem reduzir em 17% taxa de mortalidade de atletas
Foto: Flickr

Todo mundo deseja viver mais e melhor, mas atingir esse objetivo nem sempre é tarefa fácil. Entretanto, uma das maneiras de se prolongar os anos de vida, com saúde e bem-estar, é praticando exercícios físicas com intensidade. É o que indica um estudo publicado pela revista científica Jama Internal Medicine, que avaliou dados de 403.681 pessoas. 

Na pesquisa, foi feita a comparação entre pessoas que se exercitam intensamente e as que só fazem atividades moderadas. O resultado é a redução de 17% na mortalidade das pessoas do primeiro grupo.

Para a atleta e modelo fitness Sue Lasmar, acostumada com treino de alta intensidade, atividades do tipo podem produzir uma série de benefícios que promovem a longevidade. “Nos treinos intensos o corpo produz uma quantidade maior de oxigenação tecidual, maior vasodilatação, maior fluxo sanguíneo e maior produção de enzimas que melhoram a performance”, afirma.

Segundo o estudo, as pessoas que realizaram metade ou 75% das atividades em intensidade alta durante a semana tiveram 17% de redução da mortalidade se comparados com aqueles que só o fizeram de forma moderada.

“O treino intenso é uma maneira de se ter mais qualidade de vida, mas claro, viver por mais tempo depende de outros fatores, como o sistema genealógico de cada um. Vale lembrar que toda atividade deve ser acompanhada por um profissional, que pode orientar e evitar que algum tipo de efeito colateral, como infarto do miocárdio ou derrame cerebral, aconteça”, pondera Sue Lasmar.

A realização dos dois tipos de atividade (tanto a moderada quanto a intensa) são importantes. O que o estudo evidenciou é que a nos exercícios intensos, a mortalidade é reduzida de uma maneira mais significativa. Além disso, vale destacar que a OMS (Organização Mundial de Saúde), recomenda a prática de atividades entre de 150 a 300 minutos de por semana.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Advertisement

Você também vai gostar