Com origens indianas, o yoga não é apenas uma boa atividade física, como uma espécie de filosofia de vida milenar. Tem, portanto, benefícios para o corpo e a mente. E tem a capacidade de combater um dos grandes problemas de saúde da atualidade: a ansiedade.
De acordo com um levantamento realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), primeiro ano da pandemia, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou 25%. “As informações que temos agora sobre o impacto da Covid-19 na saúde mental pelo mundo são apenas a ponta do iceberg. Este é um alerta para que todos os países prestem mais atenção à saúde mental e façam um trabalho melhor no apoio à saúde mental de suas populações”, comentou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, na ocasião.
Portanto, encontrar maneiras de prevenir e combater problemas de saúde mental, como a ansiedade, é algo urgente. E, nesse sentindo, o yoga pode ser uma boa ferramenta.
Por isso, a professora de yoga, Daniela Mattos, separou três técnicas de respiração utilizadas no yoga, que vão contribuir para reduzir o estresse e a ansiedade. Confira:
1 – Aprenda a respirar
“A primeira dica para não cair na estatística é aprender a respirar corretamente. Quando você trouxer o ar para dentro (inspirar), deixe a barriga crescer, o peito abrir e, assim, a clavícula subir um pouquinho. Note a breve pausa que ocorre, e comece a soltar o ar (expirar). A clavícula baixa, o peito contrai e puxe a barriga para dentro. Feche os olhos, foque no ponto entre as sobrancelhas e inspire. Outra ideia seria você abrir os braços e, quando trouxer o ar para dentro devagar, subir os braços até as palmas das mãos tocá-las lá em cima. Pause e solte o ar devagar, baixando os braços lentamente”, orienta a professora.
2 – Descubra uma nova respiração
“A ciência de yoga reconhece dois rios energéticos (canais de prana, a energia vital) muito importantes, que são: ida e pingala. De uma forma bem simplista, o Ida – que termina na narina esquerda – corresponde a energia lunar, uma energia que te acalma e te tranquiliza. Já o Pingala – que termina na narina direita – corresponde a energia solar, uma energia que te desperta e traz vitalidade. Ou seja, se você respirar exclusivamente pela narina esquerda, você irá acalmar seu corpo e tranquilizar a sua mente. Portanto, respire pela narina esquerda por alguns minutos, lentamente, tapando a narina direita com o polegar direito e deixe a mão esquerda descansando. Sinta o ar passando pelos três pontos: barriga, peito e clavícula. Deixe o ar fluir exclusivamente pelo canal Ida e sinta o efeito. Três minutos é o suficiente”, conta a instrutora.
3 – Aprenda a observar sua respiração
“A minha última dica é algo que eu faço até hoje, utilizando yoga para acalmar a ansiedade! Coloque um alarme no telefone três vezes ao dia. Quando ele tocar, note como está a sua respiração. Veja se está rasa, se está afobada. Tome consciência da sua respiração e faça uma respiração lenta e profunda por um minuto, se possível. Aos poucos, você vai criar o hábito de observar a sua respiração e ficar consciente quando ela está rasa ou afobada”, finaliza Daniela.