Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Professora revela 3 técnicas de yoga para combater a ansiedade

Descubra como a modalidade pode interferir até no seu modo de respirar durante o dia

Yoga combate ansiedade
Yoga combate ansiedade / Foto: Shutterstock

Com origens indianas, o yoga não é apenas uma boa atividade física, como uma espécie de filosofia de vida milenar. Tem, portanto, benefícios para o corpo e a mente. E tem a capacidade de combater um dos grandes problemas de saúde da atualidade: a ansiedade.

De acordo com um levantamento realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), primeiro ano da pandemia, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou 25%. “As informações que temos agora sobre o impacto da Covid-19 na saúde mental pelo mundo são apenas a ponta do iceberg. Este é um alerta para que todos os países prestem mais atenção à saúde mental e façam um trabalho melhor no apoio à saúde mental de suas populações”, comentou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, na ocasião.

Portanto, encontrar maneiras de prevenir e combater problemas de saúde mental, como a ansiedade, é algo urgente. E, nesse sentindo, o yoga pode ser uma boa ferramenta.

Por isso, a professora de yoga, Daniela Mattos, separou três técnicas de respiração utilizadas no yoga, que vão contribuir para reduzir o estresse e a ansiedade. Confira:

1 – Aprenda a respirar
“A primeira dica para não cair na estatística é aprender a respirar corretamente. Quando você trouxer o ar para dentro (inspirar), deixe a barriga crescer, o peito abrir e, assim, a clavícula subir um pouquinho. Note a breve pausa que ocorre, e comece a soltar o ar (expirar). A clavícula baixa, o peito contrai e puxe a barriga para dentro. Feche os olhos, foque no ponto entre as sobrancelhas e inspire. Outra ideia seria você abrir os braços e, quando trouxer o ar para dentro devagar, subir os braços até as palmas das mãos tocá-las lá em cima. Pause e solte o ar devagar, baixando os braços lentamente”, orienta a professora.

2 – Descubra uma nova respiração
“A ciência de yoga reconhece dois rios energéticos (canais de prana, a energia vital) muito importantes, que são: ida e pingala. De uma forma bem simplista, o Ida – que termina na narina esquerda – corresponde a energia lunar, uma energia que te acalma e te tranquiliza. Já o Pingala – que termina na narina direita – corresponde a energia solar, uma energia que te desperta e traz vitalidade. Ou seja, se você respirar exclusivamente pela narina esquerda, você irá acalmar seu corpo e tranquilizar a sua mente. Portanto, respire pela narina esquerda por alguns minutos, lentamente, tapando a narina direita com o polegar direito e deixe a mão esquerda descansando. Sinta o ar passando pelos três pontos: barriga, peito e clavícula. Deixe o ar fluir exclusivamente pelo canal Ida e sinta o efeito. Três minutos é o suficiente”, conta a instrutora.

3 – Aprenda a observar sua respiração
“A minha última dica é algo que eu faço até hoje, utilizando yoga para acalmar a ansiedade! Coloque um alarme no telefone três vezes ao dia. Quando ele tocar, note como está a sua respiração. Veja se está rasa, se está afobada. Tome consciência da sua respiração e faça uma respiração lenta e profunda por um minuto, se possível. Aos poucos, você vai criar o hábito de observar a sua respiração e ficar consciente quando ela está rasa ou afobada”, finaliza Daniela.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Outro motivo para apostar na dieta equilibrada em prol do bem-estar diário

Saúde

Mais um motivo para fazer com que alguém busque o equilíbrio por meio dessas práticas

Emagrecimento

Está aí mais uma resposta para essa prática fazer parte do seu dia a dia

Treinos

A atriz já fez lives sobre superações de crise, energia positiva e de como se reinventar