A laranja é conhecida pela sua versatilidade, ou seja, consumo in natura, ingrediente para sucos, cheesecakes, molhos, bolos e, também, como tempero para feijoada. Ainda assim, há quem desconfie das vantagens dessa fruta. Nesse sentido, quais são os benefícios da laranja para saúde?
Saiba os impactos positivos da laranja
“A laranja ajuda no processo digestivo por conta de fibras, como a pectina e celulose. Este é um motivo pelo qual as pessoas costumam ingeri-la após as refeições. A pectina também protege o corpo das doenças cardiovasculares. Graças as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, essa fruta cítrica combate os radicais livres que envelhecem a pele. No geral, ela fortalece o sistema imunológico”, disse Fabiana Freire, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista).
Questionada sobre o impacto do bagaço da laranja, a docente discorreu que há uma “riqueza”. “Essa parte da fruta é extremamente rica em fibras. Além disso, auxilia na redução do colesterol e reduz a absorção de glicose para o sangue”, complementou.
Outra “marca registrada” é que a laranja agrada diversos paladares, isto é, laranja pera, lima e da terra. Cada tipo mantém as suas próprias características, exemplos: a presença ou não de sementes, maior ou menor acidez e a suculência.
Dados
Essa fruta é acessível para população brasileira, haja visto a confirmação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que apontou no ano de 2021 a quantidade produzida de 16.214.982 toneladas. São Paulo aparece como Estado campeão nesse ranking do IBGE.
Já a Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) acusou que a região do “cinturão agrícola” (São Paulo, Triângulo e sudoeste mineiro), é a principal região produtora do mundo e com a safra estimada de 294,17 milhões de caixas (40,8 kg) em 2021/22. Esse índice denota o aumento de 9,51% em comparação ao ciclo anterior.