24 de maio é o Dia do Vestibulando, ou seja, é a data para homenagear quem tenta o ingresso em uma universidade por meio do vestibular, avaliação que foi introduzida no Brasil no ano de 1911. A preparação não limita-se apenas nos estudos e veja na sequência que um trio de especialistas citou a relevância do exercício físico.
O reforço do exercício físico no Dia do Vestibulando
“Mas acredite! Sim! O exercício físico melhora o rendimento dos estudos e tem influência direta na preparação física e mental para os processos seletivos. Faça uma pausa nos estudos, caminhe, corra, pedale e levante pesos. Tenha uma dieta saudável e peso adequado. Com certeza seu desempenho nas provas vai melhorar exponencialmente!”, respondeu com exclusividade para o Sport Life a médica integrativa e do esporte Dra. Mônica Bergamo.
Já existe a comprovação científica de que o exercício físico é o sinal da manutenção da boa saúde. Assim, a capacidade de aprendizado, fixação do conhecimento e concentração estão diretamente relacionadas com a saúde em geral.
“Nossa energia é produzida na organela dentro da célula chamada mitocôndria. Quanto mais mitocôndrias você tiver, mais energia você terá. Sedentarismo e maus hábitos alimentares diminuem o número e função das mitocôndrias. A atividade física aumenta seu número e qualidade, gera mais energia, e, consequentemente, ajuda nos estudos”, completou a doutora Mônica.
Outro acréscimo da ciência é de que o exercício físico eleva o número de neurônios e conexões neuronais devido a consequência da melhora da velocidade do trânsito das informações no seu cérebro. Desse modo, a informação é armazenada tranquilamente.
“A prática de esportes permite trabalhar diversos aspectos da nossa mente e do nosso corpo. A partir de exercícios, ganhamos mais velocidade de processamento de informações, conseguimos resolver problemas com mais facilidade, temos melhora na memória e aumentamos a capacidade de concentração e foco. A liberação dos hormônios dopamina e endorfina por meio de atividades físicas não é apenas uma boa opção para elevar a sensação de bem-estar, como também uma aliada importante para aliviar o stress dos estudantes no pré-vestibular”, disse para o Sport Life a psicóloga do Hospital Universitário Cajuru Dra. Aline Oliveira.
Alerta para o vestibulando sedentário
Resumidamente, o tecido adiposo é a célula conhecida pelo armazenamento de gordura. Se você dedica 100% do seu tempo aos estudos, mas não move o mínimo de esforço para alguma prática esportiva, simplesmente “alimenta o seu veneno”.
“O tecido adiposo é um veneno para o estudante. Ele inflama o cérebro, diminui a capacidade cognitiva e de atenção, assim como a concentração e memória. Portanto, fazer exercícios e ter uma dieta limpa é fundamental para o desempenho cerebral”, concluiu a Dra. Mônica Bergamo.
Quais são os esportes que aliviam o stress do vestibulando?
“Caminhadas, musculação e dança são algumas das inúmeras opções de atividades físicas que podem promover a sensação de bem-estar. A caminhada é uma opção simples, acessível e altamente eficaz para reduzir o stress. Isso porque exercícios aeróbicos liberam endorfinas, substâncias químicas naturais do nosso corpo, que promovem sensações de bem-estar e euforia. Além disso, essas atividades aumentam o fluxo sanguíneo e a oxigenação cerebral, melhorando a clareza mental e a capacidade de concentração. É indicado que as caminhadas sejam regulares e inseridas no momento de lazer”, admitiu em contato com a reportagem do Sport Life a residente de Educação Física no Hospital Universitário Cajuru Dra. Kahoane Sandmann.
Prefere algum tipo de esporte coletivo? Sem nenhum problema! Opte por aquilo que lhe dá prazer. Faça o possível para reunir a sua turma favorita e vá rápido para o “play”!
“Já os esportes em equipe, além dos benefícios físicos, também são ótimos para aliviar o estresse pré-vestibular. Jogar futebol, basquete, vôlei ou qualquer esporte coletivo, permite a socialização, a diversão e, também, a liberação de endorfinas. A interação social ajuda a aliviar a pressão acadêmica, enquanto a atividade física promove a saúde cardiovascular e melhora o humor”, encerrou a doutora Kahoane.
Dado
O então ministro da educação Victor Godoy publicou em uma rede social em 3 de junho de 2022, que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) recebeu 3.396.597 inscrições, o que resultou no aumento de 9,2% de inscritos em relação ao ano de 2021.