A dieta cutting é a estratégia alimentar utilizada por quem almeja a perda de gordura corporal com foco em conquistar a definição muscular, ou seja, a disciplina importa nesse objetivo. Dessa maneira, a nutricionista Jéssica de Freitas vai apontar os quatro alimentos importantes para dieta cutting feminina em entrevista exclusiva para o Sport Life.
4 alimentos importantes para dieta cutting feminina
Proteína
Albumina, atum, carne moída, caseína, claras de ovos, coxão mole, filé de peito de frango, iogurte natural, ovos inteiros, peito de frango, proteína de soja texturizada, queijo cottage, tilápia e whey protein.
“Nesse tipo de dieta, é preciso comer mais proteínas do que o normal, especialmente se você está se exercitando regularmente. Isso acontece porque você está comendo menos calorias e precisa de mais proteínas para não perder massa muscular. A maioria dos especialistas diz que comer entre 2,2 a 3,0 g de proteína por quilo do seu peso é suficiente para não perder os músculos. Por exemplo, se você pesa 70 kg, seria bom comer de 150 a 210 g de proteína por dia”, explicou Jéssica.
Gordura
Abacate, amendoim, óleo de azeite de oliva e azeite extra virgem, pasta de amendoim e queijos. “É recomendado que de 20% a 30% das calorias que você come venham das gorduras. Lembre-se de que 1 g de gordura tem 9 kcal. Então, se você está comendo cerca de 2.000 kcal por dia, seria bom consumir entre 44 e 67 g de gordura por dia. Se você faz exercícios intensos, pode ser melhor ficar mais próximo dos 44 g de gordura, porque aí você pode comer mais carboidratos”, detalhou a profissional.
Carboidrato
Arroz integral ou parboilizado, aveia, batata doce, batata inglesa, farinha de aveia, mandioca, frutas, como banana, maçã e morangos etc, e tapioca. “O seu consumo é vital, pois serão os principais agentes na manutenção do glicogênio muscular, fato que confere o preenchimento, volume muscular e, sobretudo, a força durante as sessões de musculação ou de força”, disse.
Fibras e frutas
“São indicados para substituir alimentos à base de farinha branca por farinha integral, como pães integrais, cereais, aveia, granola e entre as frutas prefira frutas vermelhas, como melancia e morango, que possuem alto nível de água e baixo de açúcar”, concluiu Jéssica de Freitas.