Para quem tem vontade de conhecer mais sobre o universo da corrida, existem obras que apresentam diversas visões acerca do esporte. Assim, listamos livros sobre corrida para ficar ainda mais por dentro do assunto!
Livros sobre corrida
-
-
DO QUE EU FALO QUANDO EM FALO SOBRE CORRIDA, de Haruki Murakami (Ed. Objetiva) – O escritor japonês que tem um pé na cultura pop é também corredor. Autor de, entre outros livros, Norwegian Wood, Murakami conta suas experiências em algumas das provas mais famosas do mundo, como a de Nova York e a de Boston. Para ele, correr é um exercício e uma metáfora do trabalho literário. (Foto: Reprodução)
-
-
RUNNING ON EMPTY, de Marshall Ulrich (Penguin) – Não há tradução para o português, mas o livro é imperdível. Mais do que as memórias do ultramaratonista, que em 2008 completou quase 5 000 km correndo, o equivalente a 119 maratonas, é um relato do que move um atleta de longuíssimas distâncias e um atestado de que não importa a idade. Corrida é para qualquer um. (Foto: Reprodução)
-
-
THE SPORTS GENE, de David Epstein (Penguin) – O autor, que é redator sênior da conceituada revista Sports Illustrated, mergulha fundo no debate natureza x criação, entrevista atletas, analisa pesquisas e mostra que ambos são ingredientes fundamentais para o resultado de um atleta. Como o próprio Epstein diz: “É sempre a velha história: sempre há um software e um hardware.” Ou seja, não adianta nascer equipado com um monte de genes que possam favorecê-lo no esporte se você não treinar. (Foto: Reprodução)
-
-
THE NEW RULES OF HALF-MARATHON AND MARATHON NUTRITION, de Matt Fitzgerald (Da Capo Press)– Também sem tradução no Brasil, o livro do corredor, treinador e escritor é daqueles que se lê de cabo a rabo num piscar de olhos. O motivo? Traz, com linguagem bastante acessível, todas as orientações para impedi-lo de dar com a cara no temido muro dos 32 km. (Foto: Reprodução)
-
-
KINGS OF THE ROAD, de Cameron Stracher (Houghton Mifflin Harcourt) – Ótima dica para quem curte a genealogia da corrida. Embora sem tradução para o português, o livro revisita a era de ouro da corrida de rua nos EUA, entre os anos 1970 e 1980 e mostra por que Frank Shorter, Bill Rodgers, que sofria de déficit de atenção, e Alberto Salazar tornaram-se o trio parada dura do esporte. Cheio de causos e histórias saborosíssimas. (Foto: Reprodução)
-
-
RUN OR DIE, de Kilian Jornet (Velopress) – Também no original em espanhol (Correr o Morir), o livro é boa pedida para quem gosta de trail run e conta o que move esse incrível e jovem atleta catalão a encarar as provas mais desafiadoras do planeta. (Foto: Reprodução)
Texto: Amanda Preto | Edição: Érika Alfaro