Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Como evitar fraturas no metatarso

A lesão atinge principalmente corredores de longas distâncias

Fratura no metatarso: como se prevenir dessa famosa lesão
Foto: Shutterstock

Causada por microtraumas que correm no impacto dos pés com o solo, a fratura dos metatarsos – ossos que formam e ligam o prolongamento anterior dos pés – é uma lesão causada por estresse e que atinge principalmente corredores de longas distâncias.

+ Saiba como fugir da anemia do corredor 

Segundo o ortopedista Dr. Wander Guimarães Ama, o movimento repetitivo, quando ultrapassa o tempo de exposição adequado e tem uma pisada ou calçado inadequados, sacrifica algumas regiões dos pés. “Inicialmente a dor persistente nas fraturas por estresse apresenta periostite, lesão prévia à fratura por estresse – quando conseguimos fazer este diagnóstico, podemos prevenir a evolução do quadro”, explica.

 

fraturas no metatarso

Foto: Shutterstock

O corredor atingido por esse tipo de fratura também apresenta inchaços e arroxeamento da pele na região. Se a lesão não apresentar desvios, a imobilização com gesso ou talas é indicada como tratamento. Já casos mais graves podem até mesmo exigir tratamento cirúrgico. O atleta deve ficar no mínimo três meses afastado da corrida quando lesionado.

Prevenção

Todas as atividades físicas de alto impacto e repetição de movimentos, como vôlei, basquete, tênis e claro, corrida, oferecem riscos de fratura. De acordo com o ortopedista, a melhor forma de prevenção é aprender a “ouvir” a dor e não deixar que o quadro se agrave. “Procurar um profissional, um ortopedista que solicite exames de imagem para detectar o mais precocemente a lesão, se possível na fase de periostite ou antes disso”, completa.

Utilizar um calçado adequado ao tipo de pisada e procurar o acompanhamento de um profissional do esporte para conduzir o desempenho também são medidas que podem fazer diferença.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Advertisement

Você também vai gostar

Condicionamento Físico

Médico radiologista explica como as lesões esportivas podem ocorrer e destaca a importância do diagnóstico e tratamento precoce

(+) Esportes

O tricampeão mundial de surf sofreu uma lesão no ligamento do joelho. Especialista dá dicas para evitar problemas no esporte

Corrida

Muito comuns, mas fáceis de serem evitadas: Saiba o que fazer para evitar sofrer com as lesões que acompanham a corrida

Corrida

Com esses oito mandamentos, dificilmente você irá sofrer com as temidas lesões enquanto evolui nos treinamentos de corrida