Atletas amadores que seguem planilhas sabem que não existe tempo bom nem ruim. O que está programado tem que ser cumprido, independente do tempo lá fora. Sol ou chuva, frio ou calor. É enfrentando tudo isso que você teoricamente, terá bons resultados e conseguirá atingir um recorde pessoal ou uma meta pré-estabelecida.
Entretanto, existem corredores que não treinam sob condições adversas. Essas pessoas evitam sair na chuva para não se molhar, no frio recorrem a salubridade de uma academia e por aí vai. Acredito que isso é uma estratégia errada, pois se não treinam sob condições adversas, no dia de uma competição se sentem incomodados com uma simples garoa, por exemplo, quiçá um temporal.
Não estou generalizando, pode ser que nada aconteça, mas há uma grande tendência do corredor se pegar lamentando consigo mesmo: “por que matei aquela semana de treinos sob chuva?”.
Na hora de enfrentar dificuldades, os macetes serão necessários na estratégia de corrida como, por exemplo, saber evitar que seu tênis molhe quando se corre na chuva. Aprender a desviar das poças pode ser básico, mas, não é tão simples assim. Exige cálculo de impulso, salto e reflexo apurado que contribuem para evitar uma lesão como uma torção ou mesmo aquele tombo na sarjeta.
Já o atleta que treina sob condições de tempo adversas, teoricamente não sentirá tanto os efeitos desagradáveis seja sob frio, chuva ou calor. Já que está acostumado a sofrer.
A foto deste post ilustra bem isso, Treinei por seis meses em todas às condições possíveis. Minha meta era correr uma maratona sub em 3 horas. A escolhida foi a difícil Maratona Nova York. Largamos sob o tempo nublado, depois de um sábado chuvoso.
Todas minhas passagens estavam de acordo com a estabelecido pelo meu treinador na época, o Branca. Ao chegar no quilômetro 30 com 2h05min, bem na ponte que que liga Manhattan ao Bronx , começou uma das maiores chuvas que tomei em minha vida. Não houve poça, vento contra, frio que me assustasse aquele dia, visto que meu treinamento contemplou tudo isso.
E meta cumprida. Por isso não fuja da adversidade, não vale a pena!