Tanto o vegetarianismo como o veganismo cresceram bastante nos últimos anos. Só para se ter uma ideia, estima-se que o Brasil tenha cerca de 5 milhões de veganos, e o mercado para esse segmento prospera, crescendo 40% a cada ano. Não à toa, quem opta por esse estilo de dieta – quando seguida de forma equilibrada – acaba encontrando diversos benefícios, como prevenção do desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes, quando seguida de forma equilibrada.
Uma das grandes preocupações é sobre o consumo de proteínas quando se adere a esse estilo de vida. Ao contrário do que muita gente pensa, as fontes vegetais são tão abundantes quanto na dieta onívora (as proteínas vegetais são mais fáceis de serem aproveitadas pelo organismo, inclusive). A seguir, confira 7 benefícios do consumo de proteínas vegetais – mesmo que você não adote o estilo de vida vegetariano ou vegano:
-
-
Prevenção de doenças cardiovasculares: de acordo com uma recente revisão do Colégio Americano de Cardiologia, uma alimentação baseada em vegetais integrais contribui não só para a prevenção de doenças cardiovasculares, como também pode interromper e reverter a progressão dessas condições, que são a principal causa de morte no mundo. (Foto: Shutterstock)
-
-
É fácil ter acesso a esses alimentos: muitos alimentos vegetais são ricos em proteínas, um claro exemplo disso são as leguminosas, os cereais integrais, algumas frutas, verduras, legumes e as sementes oleaginosas como linhaça, gergelim e castanha do Pará e de caju. Além disso, para quem tem restrições alimentares e/ou quer um produto prático e de qualidade, é possível encontrar as proteínas vegetais em forma de suplemento. (Foto: iStock/Getty Images)
-
-
Impactos mínimos ao meio ambiente: a produção das proteínas vegetais utiliza uma quantidade menor de recursos do meio ambiente, comparada à fabricação de outros produtos. Esse é um aspecto importante em meio a um contexto em que a sustentabilidade se faz mais do que nunca, necessária.
-
-
Pressão arterial sob controle: o alimento vegetal possui baixo índice de gorduras e é livre de colesterol, por isso seu consumo pode auxiliar a regular a pressão arterial. Algumas pesquisas, inclusive, atestam que os aminoácidos presentes nas proteínas vegetais podem ajudar a prevenir a hipertensão, uma condição grave que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas.
-
-
Essencial para os veganos: a proteína vegetal, seja in natura ou na forma de suplementos, é uma dica valiosa para a alimentação do público vegano. Uma porção (scoop) de 21 g desse tipo de suplemento oferece, em média, 17 g de proteínas e 80 calorias.
-
-
Músculos mais fortes: as proteínas vegetais conseguem agir no crescimento, desenvolvimento e na reparação muscular. Por esse motivo, muitos atletas e esportistas acrescentam o alimento em sua dieta para auxiliar a boa performance física.
-
-
Organismo mais equilibrado: as proteínas de origem vegetal possuem aminoácidos e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, elas são digeridas com mais facilidade e, no caso das 100% naturais, não há em sua composição aditivos químicos – substâncias que são prejudiciais à saúde.