Todo mundo que começa a se inteirar sobre o universo fitness ouviu que é necessário evitar os exercícios aeróbicos quando o assunto é hipertrofia, não é mesmo? No entanto, o personal trainer Leandro Twin afirmou que o aeróbico intenso aumenta hipertrofia.
Saiba como o aeróbico intenso aumenta hipertrofia
“O cardio feito de forma intensa aumenta sua competência de hipertrofia porque melhora sua capacidade cardiorrespiratória. Quando o seu coração e o seu pulmão estão ‘sobrando’, você consegue levar seu músculo até a exaustão”, disse o especialista.
Em outras palavras, um sistema cardiorrespiratório eficiente é o bastante pra que você treine intensidade e períodos longos, o que potencializa os ganhos musculares. Outro mito comum é que fazer aeróbico depois do treino de pernas compromete os resultados.
“O único motivo pelo qual não é recomendável o aeróbico depois de treinar perna é para evitar o desgaste. Além disso, a maior parte das pessoas não rende bem depois de se esforçar tanto nos exercícios de perna. Recomendo pular o aeróbico no dia de perna e compensar o tempo nos outros dias”, comentou Leandro.
Frequência e intensidade
Sobre a frequência do cardio para o objetivo de musculação, Twin orientou a inclusão de aeróbicos de alta intensidade, como o HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), ou um aeróbico alimentado, onde mantém-se a frequência cardíaca acima de 140 bpm por pelo menos de 15 a 20 minutos em três vezes por semana.
“Para ter uma musculatura bem definida, você precisa ter um bom condicionamento cardiorrespiratório. Sem esse condicionamento, é comum que o coração e os pulmões falhem antes dos músculos falharem, especialmente em exercícios de perna e dorsal”, reforçou.
Palavra final
“Não tenha medo de incluir o aeróbico intenso na rotina de treinos, tenha medo de comer pouco ou comer errado e de faltar disposição para as atividades físicas”, concluiu Leandro Twin.