O câncer, de maneira geral, é uma das doenças mais sérias que pode ser desenvolvidas por uma pessoa. Ele é definido como uma enfermidade crônica que pode ter diferentes causas. Caracterizado, principalmente, pelo crescimento descontrolado e disseminado de células anormais no organismo, que se reproduzem até formar uma massa de tecido conhecida como tumor, um dos efeitos mais severos é a desnutrição, ocasionada pela própria doença ou devido ao tratamento de câncer.
A nutricionista Natasha Terra explica que os principais fatores deste problema nos pacientes são: redução na ingestão total de alimentos, alterações metabólicas e aumento da demanda nutricional. A especialista acrescenta que a terapia nutricional (TN) no paciente oncológico tem como objetivo a prevenção ou reversão do declínio do estado nutricional. Além de evitar a progressão para quadros de caquexia, garantindo assim melhor qualidade de vida para o indivíduo.
Confira, a seguir, as principais dicas da nutricionista para manter uma alimentação saudável em diferentes situações que podem acontecer durante o tratamento de câncer.
Alimentação saudável durante tratamento de câncer
- DICA 1: tente fazer refeições leves várias vezes ao dia, pelo menos de três em três horas – Foto: Pixabay
- DICA 2: coma e beba bem devagar, evitando ingerir líquidos junto com o almoço e o jantar – Foto: Pixabay
- DICA 3: prepare pratos coloridos e variados e inclua novos alimentos em seu cardápio – Foto: Pixabay
- Foto: Pixabay
- DICA 5: evite frituras e alimentos gordurosos – Foto: Pixabay
- DICA 6: use temperos mais fortes na preparação dos alimentos, como, por exemplo, as especiarias – como o açafrão – Foto: Pixabay
- DICA 7: tente consumir balas azedas, amargas ou gotas de limão, para estimular o reaparecimento do paladar – Foto: Pixabay
- DICA 8: evite cobranças excessivas em relação à alimentação – Foto: Pixabay
Apesar dessas dicas superimportantes, é fundamental que sempre haja a procure de um especialista para cada caso. Uma vez que que o organismo de cada pessoa pode reagir de diferentes maneiras aos estímulos aqui apresentados.
Sendo assim, atente-se ao que seu corpo fala. Acredite, é possível vencer essa disputa. Cuide-se e siga em frente!
Edição: Vítor Ferreira e Leonardo Guerino
