Como aumentar a quantidade de colágeno: 5 opções de alimentos para investir

A substância é responsável por manter a pele firme, evitando flacidez e rugas. Saiba como estimular a produção desta superproteína!

aumentar colágeno
Foto: Pixabay

Para quem não sabe, o colágeno é um tipo de proteína que mantém as células unidas, dando sustentação à pele. Além disso, ele também está presente nas unhas e nos cabelos, sendo essencial para que eles cresçam fortes e saudáveis. Ele constitui cerca de  ¼ de toda a proteína do nosso organismo e é produzido naturalmente desde o nascimento. No entanto, depois dos 25 anos, ocorre uma perda natural da substância fazendo com que as rugas e sinais da idade comecem a aparecer. Por isso, é essencial a ingestão de alimentos para aumentar colágeno.

Confira os principais alimentos para aumentar colágeno:

Foto: Getty Images

ALIMENTOS COM VITAMINA C: as frutas são ótimas opções para quem quer aumentar o consumo de vitamina C que, além de auxiliar na produção de colágeno, ainda blinda a imunidade! Pode consumir: limão, laranja, caju, morango, kiwi, acerola, goiaba, entre outras.

PEIXES E FRUTOS DO MAR: o zinco, que age na síntese de proteínas, e o ômega 3 presentes nestes tipos de alimentos estimulam a produção do colágeno e fazem muito bem para a saúde no geral.

LEGUMES E VEGETAIS VERDES-ESCUROS: repletos de silício, eles são ótimas opções por serem fáceis de inserir na alimentação. O silício é tão importante para a pele que é utilizado em produtos de beleza para mantê-la sempre firme.

aumentar colágeno

Foto: Pixabay

CARNES MAGRAS E FRANGO: por serem fontes de proteína para o corpo, eles são capazes de auxiliar na produção do colágeno.

SUPLEMENTAÇÃO: mesmo se alimentando bem, depois de um tempo é importante fazer a suplementação do colágeno. Existem diversas formas: em pó (para misturar em vitaminas e shakes), em cápsulas (para quem quer praticidade) e em balas de colágeno. Todas são ótimas opções e, além de melhorarem a produção do colágeno, ainda fazem com que a sensação de saciedade dure mais tempo, ajudando no emagrecimento.

ÓLEOS, SEMENTES VEGETAIS e CASTANHAS: ricos em vitamina E e selênio, eles ajudam na produção de colágeno e ainda ajudam no combate aos radicais livres (que causam o envelhecimento) e até mesmo o câncer.

Não sabe se está precisando de colágeno? Para saber se alguma região da sua pele está mais flácida, puxe a região com os dedos como se fossem uma pinça. Solte e veja quanto tempo ela leva para voltar ao normal. Se demorar, é porque a área está flácida e estar atento à alimentação é uma ótima forma de produzir mais colágeno.

Cinco motivos para fazer reposição do colágeno:

aumentar colágeno

Foto: Pixabay

1. Ele combate a flacidez, as rugas e os sinais de envelhecimento;

2. Previne o surgimento de estrias e celulite, pois enrijece a pele;

3. Fortalece as unhas e os cabelos, deixando-os ainda mais brilhantes;

4. Pode ajudar a emagrecer, pois dá sensação de saciedade;

5. Ajuda a deixar os músculos mais tonificados.

Fontes: Carlos Henrique Portes Malatrasi, farmacêutico bioquímico industrial; Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica e cosmetóloga. Gabriela Cairo Nunes, nutricionista.

Gostou de saber como aumentar colágeno no corpo? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais InstagramFacebook e Twitter para saber mais sobre saúde, esporte, nutrição e muito mais.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você