Seja por saúde ou estética, quem já não se pegou precisando ou querendo conquistar o emagrecimento? O Ministério da Saúde divulgou recentemente um estudo alarmante sobre esse assunto: no ano de 2006, 42,7% da população estava acima do peso. Já em 2011, esse número saltou para 48,5%. O levantamento desses dados foi feito pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas) coletados por Inquérito Telefônico em 26 capitais brasileiras (e no Distrito Federal).
Contudo, apesar dos valores serem dignos de atenção, o fato é que muitos indivíduos começam uma dieta com o objetivo de emagrecer, porém acabam não conseguindo mantê-la. E as razões são variadas para essa interrupção, mas a queixa principal é: não consigo ver resultados.
Vendo pela perspectiva da nutrição funcional, cada pessoa tem necessidades alimentares e metabolismos diferentes, ou seja: a dieta que funciona para um, não vai, necessariamente, funcionar para outro. É preciso avaliar características genéticas e bioquímicas individuais.
Contudo, algumas atitudes boicotam qualquer dieta. “Existem diversos fatores que impedem o emagrecimento. O necessário é realizar uma mudança de hábitos, e isso, com certeza, impactará na perda de peso”, afirma a Daniela Mensinger, nutricionista funcional do Instituto RV.
Baseado nisso, confira algumas das atitudes vilãs que podem estar prejudicando o seu processo de emagrecimento e veja como saná-las.
A especialista do Instituto RV ainda faz os seguintes alertas sobre emagrecimento: