Connect with us

O que você está procurando?

Condicionamento Físico

3 atividades para fazer em casa e ficar longe da depressão

A falta de atividades físicas na pandemia ajudou a elevar os números da depressão e da ansiedade. Entenda como mudar esse quadro

Depressão: 3 atividades para fazer em casa e ficar longe desse mal
Foto: Shutterstock

A mudança na rotina das pessoas por conta da Covid-19 alterou diversos comportamentos das pessoas e trouxe uma nova atenção para os profissionais de saúde. De acordo com a pesquisa realizada pela Unifesp, 3 a cada 10 pessoas passaram a sofrer com a depressão durante a pandemia pela falta de atividade física.

Ainda de acordo com o levantamento, dos 1.853 que responderam a pesquisa, 30% dos voluntários apresentaram sintomas de depressão em grau moderado ou grave e 23,3% com sintomas de ansiedade.

Para diminuir esses índices, a instrutora Camila Sachs, treinadora e instrutora de aulas de Fit e HIIT do Weburn, apresenta algumas dicas de exercícios para auxiliar a essas pessoas entrarem em forma e usar o espaço de casa para espantar as tensões diárias que podem causar depressão e ter um ambiente de treino do dia a dia.

1) Polichinelos:

É um exercício interessante para o alongamento muscular e tem alguns benefícios importantes como auxiliar o condicionamento físico, melhorar a coordenação motora e o fortalecimento dos músculos.

A indicação é de três séries de um minuto, com 30 segundos de descanso entre elas.

2) Sentar e levantar do sofá:

Esta é uma ação corriqueira do dia a dia, porém, pode também ser utilizada para atividade física. O exercício de sentar e levantar do sofá ou cadeira também auxilia no condicionamento e ajuda no fortalecimento das pernas e da lombar. Além disso, pode deixar você menos ansioso e sem depressão.

Você pode fazer essa atividade em três séries com 30 repetições.

3) Prancha:

Essa atividade não necessita de qualquer movimentação. Um espaço no chão de casa e você consegue executá-lo da melhor forma. A prancha é uma ótima pedida pois melhora a flexibilidade, equilíbrio e postura, além disso ameniza dores nas costas, tão comuns neste período de home office.

Mais três séries de 30 segundos é o indicado para o seu dia a dia.

Camila explica como essas atividades irão ajuda a ficar longe dos sitomas da depressão e da ansiedade. “Praticando esses exercícios simples já é possível sentir o corpo ativo e mais bem condicionado. Atividades como essa estimulam a adrenalina e impulsionam algumas funções no corpo que deixam as pessoas mais animadas para fazer isso diariamente. Comece aos poucos e vá aumentando a intensidade dos treinos. É uma boa saída para treinar em casa e aliviar as tensões diárias”, completa.

Lembrando que os casos mais severos de depressão devem ser tratados com auxílio médico especializado.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Nutrição

Essas são as opções que garantem uma refeição equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Não tem tempo para se exercitar? Conheça essa série de treino rápido para encaixar na sua rotina

Treinos

Outra dica que é encarada como combate ao sedentarismo

Saúde

Personal trainer ensina três exercícios fáceis que podem ser praticados em casa e oferecem excelentes resultados

Saúde

Nutrólogo revela quais hábitos aumentam a fadiga e dá dicas para evitar a sensação de cansaço excessivo. Quadro pode trazer riscos à saúde