Você já ouviu falar de Ayurveda, mas não entende ao certo o que ele significa? Esse é o modo operante de entender o que é a vida, sendo uma ciência de autoconhecimento. Surgiu na região da Ásia através de estudiosos que começaram a analisar tudo que existia ao redor, como natureza, animais, corpo humano e, a partir disso, criaram textos para cada objeto de estudo, chamando-os de “Vedas”. Então, foram surgindo questões secundárias desses grandes vedas, e em uma delas foi o que é chamado de Ayurveda, que significa a ciência da vida.
“Todos os vedas foram criados para entender o universo e entender a nós mesmos. São filosofias de autoconhecimento. Tudo foi criado a partir disso, nada difere dos próprios vedas, mas cada um deles foi criado com formulações e técnicas diferentes. Assim como surgiu o Ayurveda, dessa ciência védica, surgiram também o iôga, o sanscrito, a dança, a arte da literatura, filosofia, arquitetura etc. Ao todo são 64 ciências védicas, todas elas com o objetivo de elevar o autoconhecimento”, explica o especialista em Ayurveda, Erick Schulz.
7 dicas do Ayurveda para promover sua saúde física e psicológica
No Ayurveda clássico e convencional, existe um tripé para gerar uma boa saúde: ter um bom sono, uma boa alimentação e uma parte sexual ativa e saudável. É muito complexo falar sobre tudo isso, mas depois de ir para a India diversas vezes, dando aula há mais de 15 anos de Ayurveda, escrevendo, viajando e pesquisando, Erick chegou à conclusão de que nos dias atuais a Ayurveda se faz em 7 pontos principais. Confira!
Agora fique por dentro dos detalhes do Ayurveda:
Qual conceito do Ayurveda?
O Ayurveda entende que para manter corpo, a mente e um espírito saudável é muito mais fácil se nós nos autoconhecermos. Esse é o objetivo básico do Ayurveda: ter esses três pontos em equilíbrio para se conhecer cada vez mais.
O que são os doshas?
Para o Ayurveda levar ao autoconhecimento, foram criados alguns conceitos, sendo que a base é que o universo é regido por grandes cinco elementos chamados de Panchamahabhuta. De acordo com o Ayurveda, eles representam o funcionamento do organismo. Todas as funções do corpo humano foram divididas e relacionadas a cada um dos cinco elementos. Conheça suas classificações:
- Espaço – todas as funções que geram algum tipo de espaço no corpo.
- Vento – todas as funções que geram movimento.
- Fogo – todas as funções que transformam o corpo.
- Aquosas – todas as funções ligadas a água.
- Terra – todas as funções que geram ou são uma estrutura sólida que dá sustentação às outras funções ou ao próprio organismo.
Com o tempo, os sábios estudiosos perceberam que daria para aprofundar e refinar essas funções. Assim, criaram três grupos e classificaram essas funções como VATA, PITTA E KAPHA.
“É bom lembrar que não existe tradução, as pessoas acabam traduzindo o que confunde mais do que ajuda. Não tem como traduzir, pois significa um conglomerado de funções”, afirma Schulz.
Fonte: Erick Schulz, especialista em Ayurveda (Medicina Tradicional Indiana/Hindu), instrutor de Yoga e Yogaterapia, Terapeuta Corporal e Massoterapeuta Ayurvédico. Atua como Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala desde 2010.