Concilia uma alimentação saudável com uma carga de treinamento? Ótimo! Indubitavelmente são dois “itens” essenciais para o bem-estar diário. Dessa maneira, também torna-se importante saber o papel nutricional daquilo que se ingere. E, nesse sentido, saiba a diferença entre barra de cereal e barra de proteína com a ajuda do nutricionista da Clínica Soloh Felipe França.
A diferença entre barra de cereal e barra de proteína
“Frequentemente escolhidas como opções de lanche ou complemento, as barras de cereal são compostas principalmente por cereais, frutas secas, adoçantes naturais ou xaropes. Seu destaque está nos carboidratos, o que fornece uma fonte rápida de energia. Mas o teor de proteína geralmente é modesto”, disse Felipe.
Paralelamente, o especialista ainda pontuou que especialmente em barras de cereal há a presença de frutose. Açúcar natural encontrado em frutas, e que algumas barras de cereal podem conter quantidades significativas de frutose adicionada.
“O excesso dessa frutose, que se lembre que não é a frutose da fruta in natura, quando consumido em grandes quantidades pode ter implicações para a saúde hepática”, orientou.
França ainda citou que estudos sugerem que o consumo elevado de frutose pode sobrecarregar o fígado, que leva ao acúmulo de gordura no órgão, condição conhecida como esteatose hepática não alcoólica.
“Já as barras de proteína tem formulação focada na proteína. E podem ter uma quantidade menor de frutose, especialmente aquelas que não contêm grandes quantidades de ingredientes açucarados”, explicou.
Barra de cereal e de proteína para quem treina
“A escolha entre barras de cereal e barras de proteína depende da finalidade específica. Se o objetivo é obter energia rápida antes do treino, as barras de cereal podem ser uma escolha válida. No entanto, para aqueles que buscam suporte muscular, recuperação pós-treino ou ingestão proteica ao longo do dia, as barras de proteína se destacam”, justificou.
Os impactos das barras de cereal e de proteína para o emagrecimento
Outro tópico que está de acordo com fatores específicos relacionados às metas de emagrecimento, ou seja, existem características distintas em ambas as opções, que podem se alinhar de maneiras diferentes para quem almeja reduzir peso.
“Devemos lembrar que o emagrecimento não é apenas algo que a caloria deva ser considerada. Afinal, o funcionamento de distintos órgãos deve ser observado e levado em consideração, por exemplo: o pâncreas, a tireoide, o intestino e a glândula supra-renal”, ponderou.
Quantas barras de cereais pode comer por dia?
“Dessa forma, assim como a barra de proteína, determinar a quantidade ideal de barras de cereais a serem consumidas por dia depende de diversos fatores individuais, incluindo as metas de saúde, o estilo de vida, as necessidades calóricas e os objetivos específicos de cada pessoa”, concluiu Felipe França.