Nutrição

Chás para a saúde e para emagrecer; confira!

Eles podem combater doenças e até ajudar na perda de peso; veja algumas opções a seguir!

Foto: Getty Images

Segundo a Ayurveda, medicina indiana milenar, os benefícios dos chás são inúmeros e podem auxiliar na melhoria das funções orgânicas de cada indivíduo. Se você adora a bebida, seja para esquentar ou relaxar, veja as dicas da nutricionista Maria Flavia Sgavioli:

Benefícios dos chás

Chá de hibisco

Bom para pessoas com retenção de líquido, é digestivo e levemente laxante e termogênico (acelera a queima calórica). Destaque para sua quantidade significativa de ferro, sendo auxiliar no tratamento de anemia, dor de cabeça e cansaço crônico, por melhorar a oxigenação no organismo. Além disso, pode ser um coadjuvante no tratamento da obesidade, reduzindo o inchaço; doenças do coração e envelhecimento precoce, pois atua no combate aos radicais livres.

Valor calórico: 28 cal em uma xícara de chá de 200 ml.

Contraindicações: pessoas com pressão baixa e gestantes.

Foto: Getty Images

Chá preto

Possui ação contra radicais livres e é capaz de prevenir doenças cancerígenas e cardiovasculares. Por conter cafeína, pode aliviar dores de cabeça e até sintomas da depressão.

Valor calórico: 0,44 cal em uma xícara de chá de 200 ml.

Contraindicações: alguns estudos apontaram efeitos danosos do chá relacionados à alguns componentes orgânicos ou metais em neoplasias malignas, mal de Alzheimer e anemia.

Foto: Getty Images

Chá de amora

O chá da folha de amoreira pode agir no combate a dores de cabeça e insônia. Para as mulheres, devido à ação fito-hormonal que apresenta, pode combater alguns sintomas desagradáveis da menopausa, como os “fogachos” (calores intensos) e também alguns desconfortos da tensão pré-menstrual (TPM) e cólicas. Por ser rica em cálcio, também reforça a prevenção e tratamento de osteoporose.

Valor calórico: insignificante

Contraindicações: a contraindicação do chá de amora se daria apenas pela alta concentração de taninos que podem irritar as mucosas do aparelho digestivo. Também deve ser evitado por gestantes.

Foto: Getty Images

Chá verde

Rico em flavonoides e polifenóis, que aceleram o metabolismo e evitam que os radicais livres promovam o envelhecimento precoce. O chá verde também é capaz de reduzir o processo inflamatório, prevenindo ou tratando doenças crônicas. Para quem está querendo emagrecer, é uma boa opção, pois é estimulante e ajuda a controlar o nível do colesterol. A bebida ainda é rica em vitaminas do complexo B, K e C.

Valor calórico: 6 cal em uma xícara de 200 ml.

Contraindicações: por conter alta concentração de cafeína, seu consumo deve ser proibido por gestantes e lactantes, pois pode prejudicar os níveis de ácido fólico na gravidez importante para o desenvolvimento cerebral do feto. Outra substância presente no chá, o tanino, pode impedir a absorção do ferro contido nos alimentos, igualmente prejudicial para as grávidas.

Foto: Getty Images

Chá de casca de abacaxi

O abacaxi possui uma substância enzimática chamada bromelina, que facilita a digestão. Como chá, ajuda na retenção de líquidos e melhora o trânsito intestinal, além de auxiliar na perda de peso.

Valor energético: 40 cal em uma xícara de 200 ml.

Contraindicações: pessoas que sofrem de úlceras, gastrite ou refluxo gástrico devem tomar cuidado com a fruta e o chá da casca do abacaxi por conta da acidez. Quem tem distúrbios do sono deve evitar tomá-lo após as 16h. Hipertensos, grávidas e lactantes também devem evitar o consumo do chá.

Foto: Getty Images

Gostou de saber dos benefícios dos chás? Então deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte. Instagram, Facebook e Twitter.

Click to comment

Você também vai gostar

Emagrecimento

É de se lembrar que não é somente o consumo de chá que faz alguém perder quilos

Nutrição

Bebida que virou a queridinha das redes sociais tem boas vantagens para a saúde

Nutrição

Para emagrecer efetivamente é preciso ir além do consumo de chá; a bebida natural faz bem quando ingerida moderadamente

Nutrição

Conheça as ervas que podem melhorar a qualidade do sono e permitir um descanso mais efetivo

Sair da versão mobile