Os benefícios das frutas vermelhas à saúde são diversos. Além de deliciosas, elas podem ser facilmente incluídas na rotina alimentar: morango, cereja, amora, framboesa e uva são exemplos fáceis de encontrar no mercado ou na feira. “Além dos tons avermelhados e o sabor marcante, essas frutas têm em comum algumas propriedades nutritivas. Vitaminas, minerais e fitoquímicos que desempenham funções antioxidantes para organismo, fortalecendo o sistema imunológico”, afirma a nutricionista Cyntia Maureen. A especialista também elenca outras vantagens de incluir esses itens no cardápio.
Visão
Por terem grandes quantidades de vitamina C, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, as frutas vermelhas beneficiam a saúde dos olhos, melhorando a capacidade visual diurna e noturna.
Ação anticancerígena e desintoxicante
Essas frutas são ricas em antocianinas, substância responsável pela coloração avermelhada/arroxeada desses alimentos. Elas combatem a inflamação e a ação dos radicais livres, sendo, portanto, anticancerígenas e antioxidantes. Elas proporcionam maior proteção aos órgãos e aos tecidos do corpo, retardando a ação do tempo sobre todas as células, como as da pele.
Fibras
A grande quantidade de fibras presente nas berries é ótima para quem procura melhorar o trabalho do sistema digestório. Além de beneficiar o intestino, as fibras são aliadas de quem quer reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue.
Saciedade
As fibras desses alimentos caem no gosto de quem quer ficar em dia com a balança. A alta quantidade da substância nas frutas vermelhas dá uma sensação de maior saciedade quando elas são ingeridas. Isso diminui a vontade por doces ou snacks pouco saudáveis nos intervalos das refeições principais.
Anemia
Quando consumidas com algum alimento rico em ferro, auxiliam e promovem uma maior absorção do mineral no organismo. Por apresentarem bastante vitamina C, que facilita a assimilação do ferro no corpo, são ideais para quem sofre de anemia ou ainda para quem quer evitá-la.