Conheça os benefícios do suco verde

Ele pode ajudar o organismo a se livrar das toxinas e a enxugar as gordurinhas acumuladas

benefícios do suco verde
Foto: Shutterstock

Muito se fala sobre ele, mas você conhece os benefícios do suco verde? A bebida e muito utilizada em dietas detox, que incluem alguns sucos funcionais. Elas são a base de alimentos fontes de vitaminas e minerais, que têm ação antioxidante e auxiliam na melhora da imunidade, aceleração do metabolismo, além de ter poder de saciedade, devido ao alto teor de fibras. Mas é importante se lembrar: 70% do que se perde nessas dietas é líquido e não gordura.

Foto: Thinkstock e Getty Images

Foto: Thinkstock e Getty Images

 

Benefícios do suco verde

As dietas detox usam e abusam dos sucos para limpar o corpo de toxinas, principalmente por meio das bebidas. “Entre os benefícios do suco verde estão a diminuição da retenção de líquidos, o auxílio no emagrecimento, ganho de energia e de propriedades desintoxicantes, ideais para quem quer eliminar aquelas calorias a mais.” ressalta Paula Castilho, nutricionista especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP.

Ele age como um desintoxicante, limpando seu organismo. Segundo a nutricionista, se combinado à alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos, o suco verde será um excelente aliado contra a balança, agindo na queima de gordura e na retenção de líquido. Geralmente, o ele é composto por vegetais de folha verde escura (couve, espinafre, agrião, salsinha, hortelã), frutas, legumes, grãos etc. Por isso fornece de uma só vez muitos nutrientes importantes. Entre eles o ferro, vitamina C, ácido fólico, magnésio, fibras, antioxidantes e outros.

benefícios do suco verde

Foto: Getty Images

Sua ingestão ajuda a limpar o organismo para quem se alimentou muito mal, comendo de forma excessiva frituras, alimentos gordurosos, ricos em sódio, conservantes e gordura trans. Para começar a ter uma alimentação melhor, começar incluindo o suco verde no seu cardápio é uma possibilidade.

Famoso por conter propriedades antioxidantes benéficos ao organismo, a bebida também ajuda a diminuir a ação dos radicais livres e a liberar as toxinas. Elas muitas vezes são acumuladas não só pela alimentação inadequada, mas também estresse, poluição etc. A bebida é utilizada nas dietas de desintoxicação que têm a finalidade de promover a renovação do funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia, melhorando a circulação, reforçando as defesas do organismo, retardando o envelhecimento e auxiliando na perda de peso.

Recomendações

O suco verde não é recomendado para quem sofre de gastrite ou outros distúrbios gástricos. Embora os ingredientes sejam benéficos ao organismo, são irritantes para a mucosa gástrica (camada que reveste o estômago) e podem agravar o problema.

Nunca substitua o almoço e o jantar pelo suco verde. Dietas detox, por serem de baixa caloria, podem gerar tontura e mal estar! Portanto, é sempre importante estar atento a alimentação.

benefícios do suco verde

Foto: Shutterstock

Alguns alimentos que podem ajudar na desintoxicação do corpo e eliminação de líquidos são as frutas. Laranja, tomate, banana e manga ajudam a desinchar por serem ricas em potássio. Melão, aspargo, agrião e rúcula são diuréticos naturais e também podem ajudar. Fibras como aveia, granola, ameixa seca e uva previnem a prisão de ventre e também são uma ajuda bem vinda.

Outros alimentos devem ser evitados como repolho, couve, couve-flor e batata-doce, pois fermentam e provocam gases. Refrigerantes (mesmo os light e diet) também devem ser evitados, pois são bebidas com muito sódio. Mantenha moderação nos doces, pois eles aceleram a produção de toxinas.

Gostou de saber os benefícios do suco verde? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você