Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Descubra 6 benefícios do tênis e dicas importantes para iniciantes

Você já pensou em praticar o esporte? Se nunca pensou, conheça os seis benefícios do tênis que vão te incentivar a começar agora mesmo!

benefícios do tênis
Foto: Shutterstock

Os benefícios do tênis não ficam só por conta da perda de calorias, por trabalhar diversos músculos e por ser um esporte completo que desenvolve o condicionamento. A atividade também é garantia de autoestima e confiança, já que o jogo é cheio de desafios e recompensas, o que acaba potencializando o psicológico do atleta.

Conheça outros benefícios do tênis e veja dicas de como entrar no universo das quadras:

1. Queima gordura

Segundo Alexandre Carazo, treinador nacional e 1º classe na Federação Paulista de Tênis, uma hora de prática pode queimar até 500 calorias, uma quantidade semelhante à da corrida ou ciclismo. A movimentação rápida exigida na quadra pode ser aliada de quem deseja perder alguns quilinhos.

2. Desenvolve os músculos

Pernas, braços, costas e abdome são trabalhados durante a prática. Os diferentes movimentos em diferentes velocidades testam uma variedade de músculos e, consequentemente, os fortalecem e garantem massa muscular.

3. Melhora a saúde cardiovascular

Os níveis de energia mais elevados aumentam o ritmo cardíaco garantindo mais saúde e resistência. O tênis pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas e vasculares como ataques cardíacos e derrames.

4. Exercita o cérebro

Além de reflexos mais rápidos e coordenação motora, o tênis ajuda a desenvolver o pensamento estratégico e tático. Durante o jogo o atleta aprimora seu foco e poder de decisão. O esporte possibilita que o praticante monte o seu próprio jogo de acordo com o seu biotipo físico e genético, sem a interferência de ninguém. A autoestima, confiança e otimismo acabam sendo consequências da prática regular.

Benefícios do tênis

Foto: Shutterstock

5. Sem restrições

O tênis pode ser praticado desde a infância até a terceira idade, respeitando sempre os limites de cada atleta. Antes de iniciar a prática regular, assim como para qualquer atividade física, é recomendado o acompanhamento médico, principalmente para quem tem mais de 40 anos. De acordo com Alexandre, é preferível que os iniciantes treinem duas vezes na semana, intercalando com um dia de descanso.

6. Aliado da corrida

Por ser dinâmico e desenvolver o condicionamento aeróbico, o tênis pode aprimorar o desempenho de quem corre, proporcionando um ritmo cadenciado e com variação de velocidade.

Antes de começar

Segundo o professor de tênis Daniel Calejo, não há segredos para começar a prática. Mesmo quem não tem condições financeiras para um bom equipamento ou local apropriado para os treinos pode fazer exercícios de controle com uma raquete e uma bolinha contra a parede, por exemplo.

O mais importante é ter interesse, força de vontade e resiliência. Ele ainda recomenda a regularidade dos treinos para a fixação de movimentos e, sempre que possível, treinar acompanhado(a).

Seu trabalho de desgasta muito? Baixe nosso e-book e aprenda como se livrar deste mal.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Nutrição

Essas são as opções que garantem uma refeição equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Treinos

Basta encontrar algo que se identifique para sentir os efeitos positivos

Nutrição

É mais um tópico abordado com intuito de desvendar os mitos

Saúde

Vários especialistas definem como resultados promissores em pacientes