Para quem não conhece, o slackline surgiu de uma mistura do alpinismo com a arte circense. Ou seja, uma junção entre corda bamba e cabo de aço que desafiam o equilíbrio de qualquer pessoa. A palavra slackline vem do inglês e significa “linha frouxa”, por causa da linha usada para a prática dos movimentos.
Agora que você já está mais interado do assunto, saiba que o esporte ainda possui diferentes modalidades, são elas: Trickline (a 60 metros do chão), Longline (a 30 metros de extensão e perto do chão), Highline (alto de montanhas ou prédios), Waterline (sob a água). Apesar de ser desafiador, o slackline traz alguns benefícios incríveis para o corpo e mente.
Benefícios do slackline
-
-
1. ALÍVIO DO ESTRESSE. Faz o praticante se desligar das preocupações diárias, focando no seu corpo e movimentos e no desafio de se manter equilibrado. Muitas vezes, a prática acontece ao ar livre, promovendo um contato visual com a natureza e com outras pessoas, que também é muito prazeroso e relaxante. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
2. MELHORA DA CONCENTRAÇÃO, FOCO E MEMÓRIA. Porque para se equilibrar o praticante precisa manter a atenção nos movimentos, fazendo com que seu cérebro guarde informações importantes para serem usadas no processo do aprendizado do slackline e de outras atividades. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
Foto: Shutterstock
-
-
4. MELHORA O EQUILÍBRIO. Através dos movimentos de instabilidade que estimulam o core (região central do corpo), e a contração estática (isometria) que acontece na parede abdominal, a musculatura age como se fosse uma cinta, fazendo com que o corpo balance menos, proporcionando mais domínio dos movimentos na atividade. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
5. MELHORA DA COORDENAÇÃO MOTORA. Devido ao aumento da consciência corporal, que faz o praticante saber exatamente onde deverá posicionar cada segmento corporal e transferência de peso entre os mesmos.
O praticante trabalha todo o corpo e tem maior percepção de todos os seus movimentos para conseguir alcançar o objetivo de se manter equilibrado. (Foto: Reprodução/VisualHunt)
Aposto que depois dessa, você até ficou com vontade de começar a praticar também!
Fonte: Silvio Rodrigues, coordenador de Ginástica da Competition Academia.