Depois de 22 anos de carreira, a triathleta brasileira Carla Moreno anunciou sua aposentadoria do triathlon. A notícia de que a atleta pararia de competir profissionalmente foi dada por ela neste domingo (04).
Carla Moreno explicou porque resolveu fazer isso nesse momento. “Escolhi a data quatro de fevereiro, pois completo exatos 22 anos de carreira no triathlon”, contou a atleta que agora focará no incentivo à prática esportiva. “Agora vou dar sequência à Carla Moreno Coach com o objetivo de ajudar o esporte. Quero incentivar jovens, adultos, sedentários e até mesmo atletas profissionais na busca de seus sonhos. Não é o fim de uma história, mas sim o início de um novo capítulo”, declarou.
Seus principais resultados na carreira de triathleta foram: a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg e o octacampeonato do Troféu Brasil de Triathlon. Carla Moreno iniciou sua vida profissional em outro esporte, mas foi o triathlon que transformou em profissão. “Pude realizar os meus sonhos, tive a oportunidade de estar com os melhores atletas do mundo e desfrutar muitos pódios ao lado dessas feras”, relembrou seus melhores momentos no esporte. E acrescentou: “Sou muito grata a todos, que de alguma forma passaram em minha carreira, incluindo os meus antigos patrocinadores e também os atuais, que estarão comigo nessa nova jornada”.
Veja o que Carla Moreno compartilhou sobre sua aposentadoria:
https://www.instagram.com/p/Bexmf-clGJC/?taken-by=carlamorenotri
Ela compartilhou com seus seguidores que começará um novo capítulo em sua vida. “A decisão não foi feita ontem, por muitos anos isso não foi uma opção”, disse. Carla ainda contou que toda vez que era perguntada sobre sua aposentadoria, respondia que não sabia quando seria. “Na época eu não sentia no meu coração, mas agora a hora chegou”, contou a atleta que não esperava ter alcançado tantas coisas e realizado seus sonhos.
Carla Moreno ainda disse que foi difícil escolher a foto para postar, mas essa sem dúvidas essa é a que a representa. “Ser uma atleta Olímpica, campeã mundial, ganhar inúmeros títulos da elite esportiva, foi uma grande conquista pessoal”. E finalizou o texto agradecendo a todos que acompanharam sua carreira.
Confira 16 dicas para encarar ladeira com a bike:
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(SUBIDA) CERTO 👍 PEDALE MENOS: quer encurtar a distância? Aproxime-se do acostamento direito nas curvas para a direita e fique colado à linha da estrada nas curvas à esquerda. De centímetro em centímetro,é possível economizar alguns metros até chegar ao topo.
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(SUBIDA) ERRADO 👎 QUE PERIGO! Este ciclista não só pedala metros além da conta, mas pisa na linha, criando uma situação de perigo para os usuários da via.
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(SUBIDA) CERTO 👍 Existem duas maneiras básicas de subir: sentado ou em pé sobre os pedais. Durante uma subida, passa-se a maior parte do tempo pedalando sobre o selim. Você pode ficar em pé para aliviar os músculos ou se estiver à frente alguns metros e não quiser mudar de marcha, em alternâncias de ritmo etc.
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(SUBIDA) ERRADO 👎 Quando você fica em pé na bike, as mãos devem se posicionar sobre os manetes de freio ou na curva inferior do guidão. Se você agarrar o guidão pela parte de cima, a sua pedalada será instável.
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(SUBIDA) CERTO 👍 BAILANDO: cadencie braços e pedalada enquanto inclina a bike para os lados, mas sem exagerar ou desperdiçará energia. Tampouco agarre os manetes com força. Apenas apoie-se sobre eles ou não conseguirá “balançar” com fluidez. Os
braços devem estar flexionados.
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(SUBIDA) ERRADO 👎 NÃO FAÇA ASSIM! Não balance para os lados ou agarre os manetes com força. Muito menos leve o corpo muito erguido – os braços estendidos comprovam isso. Com essa postura, você não aguentará pedala muito.
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(SUBIDA) CERTO 👍 UM BOM APOIO: em subidas longas, tende-se a levar as mãos à parte superior do guidão, bem separadas, para, dessa forma, relaxar as extremidades superiores e as costas. Você pode segurá-lo com a mão inteira ou apenas apoiar as palmas das mãos quando a estrada for lisa.
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(SUBIDA) ERRADO 👎 MÃOS JUNTAS DEMAIS: assim, a única coisa que vai conseguir é ficar instável. Uma correção mínima do traçado e você pode acabar no acostamento ou, pior, no chão.
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(SUBIDA) CERTO 👍 NOS MANETES: esta posição permite pedalar com mais força. O ideal é alternar as duas posições das mãos no guidão: nos manetes e na parte central.
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(SUBIDA) ERRADO 👎 NÃO ALCANÇA: com as mãos perto dos manetes, você não consegue alcançar os freios rapidamente diante de um imprevisto. Apoiar as mãos assim pode ser resultado de um mal posicionamento que virou vício postural ou de estar muito esticado na bike e não conseguir chegar aos manetes.
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(DESCIDA) CERTO 👍 Para obter o traçado correto, freie suavemente antes de entrar na curva, usando o freio traseiro um pouco mais do que o dianteiro. Suba uma a duas coroas para conseguir pedalar com a cadência adequada ao sair da curva. Baixe o pedal de fora e coloque pressão sobre ele. Você também pode deixar o joelho do lado de dentro da
curva cair para que o peso do corpo ajude a controlar o traçado. Fique à direita para ir fechando o traçado à medida que chegar ao vértice da curva – sem invadir a pista contrária –, abrindo depois para fora. Não movimente o corpo.
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(DESCIDA) ERRADO 👎 Não faça assim. O que torna este ciclista ruim? Tudo! A posição: leva o corpo e a cabeça levantados, os braços estendidos e as mãos sobre os manetes. Ele pedala em plena curva ao invés de manter o pé de fora abaixado, correndo o perigo de bater os pedais no asfalto. E o pior: ele faz o traçado de dentro para fora!
Por mais devagar que ele esteja, a curva irá “cuspi-lo” para fora ou, na pior das hipóteses, cairá no chão.
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(DESCIDA) CERTO 👍 AGARRE O GUIDÃO PELA CURVA INFERIOR e flexione os braços para amortecer os solavancos. Mantenha o olhar à frente para reconhecer a próxima curva. Mantenha-se sempre na pista da direita. A posição do ciclista é aerodinâmica, mas não extrema, não deixando os músculos tensionados.
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(DESCIDA) ERRADO 👎 NÃO FAÇA ASSIM: não deixe os braços esticados, rígidos e com as mãos sobre os manetes. Nem cabeça nem tronco levantados, recebendo todo o vento contrário. Não mantenha vários dedos no freio se estiver num trecho reto, pois o agarre no guidão não será ótimo. Não é possível precisar para onde ele olha, mas certamente para um lugar errado.
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(DESCIDA) CERTO 👍 CORTAR O VENTO: em trechos retos e em momentos em que não tiver rodando com
outros ciclistas, você poderá segurar o guidão pela parte de cima, levar os joelhos até o quadro e dobrar os cotovelos e as costas para reduzir a área central, possibilitando que o ar penetre e que a velocidade aumente.
Se você é iniciante, melhor tentar isso quando não estiver tão rápido e em áreas fáceis.
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(DESCIDA) ERRADO 👎 ASSIM NÃO! Nesta posição se ganha bastante
velocidade, mas a roda traseira perde contato com o asfalto por não haver pressão sobre o selim, e a dianteira recebe todo o peso, tornando a direção “nervosa”. Você até pode adotá-la eventualmente, mas não é recomendado.