Por Pedro Neves
A Cia Athlética Granja Viana acaba de lançar seu box de CrossFit. A empresa fez um alto investimento para proporcionar aos alunos equipamentos da mais alta qualidade. Além disso, as aulas são ministradas por três professores diferentes, isso ajuda na organização e na exclusividade a cada aluno.
Cada treino tem o limite máximo de 15 pessoas e é dividido em três partes: aquecimento, técnica e WOD (Work Of the Day ou treino do dia). A única garantia da aula é uma camisa suada e a sensação de dever cumprido. O esporte é sensação no mundo todo e no Brasil não é diferente. Isso acontece porque o CrossFit é uma atividade completa que exercita todos os músculos sem repetir os treinos e, apesar de parecer individual, o grupo é muito importante nos treinamentos, pois o incentivo do companheiro ajuda no seu desenvolvimento.
Minha experiência no CrossFit
Eu mal sabia o que me esperava. Cheguei tímido, ainda de calça jeans, enquanto todos já estavam trocados para fazer o treino. Eu já tive uma experiência de academia funcional, mas o frio na barriga insistia em aparecer.
Me troquei, conversei com meus colegas, comi três mini pães de queijo, tomei um suco de laranja e fui para a guerra. Logo no começo, o professor já passou um alongamento que eu mal consegui fazer. Percebi então que aquela manhã seria longa.
Quis testar meus limites, então forcei o máximo que pude. Ao meu lado todos se incentivavam a dar o melhor de si, isso era realmente empolgante. No meio do treino não é que entra o Alexandre Frota para dar um oi e tirar umas fotos?! Pois é, foi a descontração que precisávamos para encarar o WOD (Work Of the Day), que para mim significa: “Você tá ferrado, cara!”. Remei, agachei, pulei e fiz abdominal. Saí exausto. Mas garanto uma coisa, me senti novo, zero bala, pronto para enfrentar o resto do dia. Apesar da exaustão, a sensação de dever cumprido e de “eu consegui”, superam qualquer tipo de dor física.