Saiba como melhorar a resistência cardiorrespiratória

Confira dicas para sentir-se mais preparado durante os treinos e diminuir o desconforto

como melhorar a resistência
Foto: Shutterstock

Ficar ofegante e cansado durante os treinos pode ser um sinal do corpo avisando que o limite não sendo respeitado. Então como melhorar a resistência cardiorrespiratória para praticar melhor as atividades físicas?

De acordo com o professor da Bio Ritmo, Gustavo Galhardo, qualquer pessoa consegue ganhar esse condicionamento. Basta ter paciência, que ele será alcançado gradativamente. A dica de como melhorar a resistência é começar a praticar os exercícios de forma leve e aumentar aos poucos. “Conforme a pessoa observar que a primeira intensidade escolhida já foi alcançada sem muitos esforços, é possível aumentar o ritmo e seguir assim sucessivamente”, explica o educador físico.

Mas para conseguir a melhora é preciso ter frequência nos treinos e até descansos. “O nosso corpo precisa de adaptações para adquirir condicionamento cardiorrespiratório. Para isso, intervalos de estímulo e descanso são necessários”, comenta Gustavo. “Se o praticante treina apenas uma vez na semana, por exemplo, o intervalo entre seus treinos serão muito espaçados, impedindo a criação do ciclo de estímulo e recuperação”, esclarece. Para os iniciantes, o ganho de resistência é obtido com uma frequência de pelo menos três vezes na semana.

Uma atividade indicada pelo personal para esse objetivo é a corrida. Segundo Gustavo, nela o praticante estabelece o tempo e a velocidade, podendo evoluir de acordo com o seu próprio limite. Além de ser uma atividade acessível a todos, é possível praticar tanto na academia, quanto ao ar livre. “Não existe uma recomendação única para todas as pessoas, mas é aconselhável que as sessões de treino variem de 30 a 40 minutos, inicialmente, para que haja uma evolução no ganho de resistência”, explica o educador.

Aproveite e veja como melhorar a resistência e o rendimento na corrida:

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você