O psicólogo estadunidense Walter Pitkin se notabilizou em 1932 quando publicou o livro “A vida começa aos quarenta”. Motivos não faltam para iniciar uma nova vida a partir desse ciclo e, dessa maneira, o cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Dr. Leandro Costa nos revelou quatro dicas fundamentais para sair – com segurança – do sedentarismo após os 40 anos
4 dicas para sair do sedentarismo após os 40 anos
1. Planejamento
“Inicialmente, é necessário observar qual é a modalidade que mais se adequa a condição de um indivíduo, se gosta de treinar sozinho, em grupo, em lugares abertos ou fechados. Isso torna-se fundamental para que a pessoa crie o discernimento de modalidades distintas”, disse Leandro.
2. Plano alimentar
Nenhuma proposta se sobrepõe a outra, ou seja, a rotina de exercícios físicos precisa estar alinhada com uma alimentação balanceada. Outra dica que ressalta a importância de um monitoramento.
“Um plano alimentar adequado se faz necessário e que faça esse acompanhamento com um profissional para que acompanhe o volume de um treinamento. Que tenha uma certa individualização, que possam ocorrer escolhas em detrimento daqueles alimentos mais palatáveis em detrimento de outros para que a adesão continue em médio e longo prazo”, complementou o médico.
3. Descanso
Outro critério indispensável, ou seja, cumpra com aquilo que possa entregar de imediato para que a carga de treino seja aumentada gradativamente. “É necessário alguns dias de descanso para que você tenha recuperação muscular e de fato plenitude para que a próxima sessão seja realizada com melhor ou máxima intensidade”, orientou.
4. Sono reparador
“Sempre lembrar que o sono é um pouso e não uma queda abrupta. Então, o indivíduo precisa se adaptar para dormir e diminuir as suas atividades no período noturno a ponto de que quando chegar o momento de dormir já vai estar com as atividades cerebrais e físicas reduzidas para ter um sono de melhor qualidade”, concluiu o Dr. Leandro Costa.