A palavra creatina é derivada do grego κρέας, o que significa carne. Essa substância ajuda a fornecer energia aos músculos e, também, favorece o desenvolvimento das fibras musculares. Velha conhecida de quem é usuário (a) assíduo de academia, o seu uso ainda é cercado de dúvidas. Então, saiba consumir creatina de maneira correta.
USO IDEAL E RESULTADOS
O uso ideal é em torno de 0,07g para cada kg que você pesa, ou seja, um indivíduo com 70kg vai tomar 5g de creatina por dia. Dá para tomar todos os dias e até mesmo nestes dias sem atividade física. O efeito da creatina acontece quando ele está carregado por completo no seu corpo. Nesse sentido, não há diferença caso vá tomar na hora em que “pular” da cama, antes ou depois do treinamento.
Outro ponto importante é a demora para fazer efeito. Geralmente o resultado chega de duas a três semanas, que é quando atinge o pico de estoque no seu organismo. Essa demora de algumas semanas para fazer estoque no corpo denota que o uso da creatina ocorre e ano inteiro.
É de se reforçar que ela não propicia a retenção de líquido. O líquido que ela retém no seu organismo é dentro do músculo, o que é benéfico, mas não te faz mal e sequer diminui a sua definição. Isto é, a definição aumenta.
CURIOSIDADES
Não importa se o seu objetivo é ganhar ou perder peso. Essas metas não fazem a diferença porque a creatina é específica para musculação e atividades anaeróbicas. Também o ajuda para ter mais rendimento de força.
Há a quebra de fosfato quando você treina (transformação do ATP (adenosina trifosfato) em ADP (adenosina difosfato). A creatina ajuda a fazer a ressíntese do ADP para o ATP e você terá o rendimento melhor.
Fonte: Leandro Twin