Muitas pessoas que desejam perder peso na balança acreditam que correr de blusa emagrece mais rápido. Afinal, o agasalho nos deixa com uma maior sensação de calor. Sendo assim, nosso corpo elimina mais líquidos no suor, na tentativa de manter a temperatura dentro do ideal.
Mas, será que o simples fato de gerar mais calor e suor é o suficiente para afirmar que correr de blusa emagrece mais rápido? Um dos argumentos para defender essa tese é de que o agasalho cumpriria um papel semelhante aos termogênicos. Ou seja, o aumento de calor corporal seria capaz de acelerar o gasto calórico do exercício. Mas, não é bem assim que funciona.
Correr de blusa emagrece mais rápido?
“Quando você faz um aeróbico e você usa uma blusa de frio, a sua temperatura corporal também aumenta e muitos fazem a conclusão de que há o aumento de termogênese. Porém, isso não é verdade. O que acontece com a blusa de frio é uma retenção do calor, diferentemente de um fenômeno termogênico real em que o corpo gasta mais calorias porque está se aquecendo mais. No caso da blusa de frio ele apenas está retendo o calor”, explica o professor de educação física e assessor esportivo, Leandro Twin.
Ou seja, o agasalho “segura” o calor e faz com o nosso corpo aumente a produção de suor. Sendo assim, o efeito é diferente de quando tomamos um termogênico e o próprio organismo produz o calor, através do metabolismo mais acelerado.
Efeito pode ser contrário
Outro fator que diferencia as duas práticas é a energia. “Usar a blusa de frio e levar a um aquecimento alto e desnecessário do corpo neste momento, pode implicar em perda de performance no exercício. Por conta de maiores temperaturas as reações enzimáticas tentem a funcionar de maneira pior gerando a fadiga mais rápido”, conta o especialista.
Dessa maneira, a energia que seria utilizada para manter a intensidade do exercício é consumida. Ou seja, você acaba realizando uma atividade mais fraca, perde rendimento e resultado. Portanto, acreditar que correr de blusa emagrece não é uma boa ideia.
“Usar blusa de frio em uma tentativa de emagrecer mais rápido pode gerar efeito contrário. O que você vai conseguir é gerar fadiga mais cedo e perder mais líquidos, porém, ao voltar a beber água (e você deve sempre se hidratar corretamente) você volta a recuperar esse peso, o que torna essa estratégia, no geral, ruim”, finaliza Twin.