A corrida de São Silvestre é uma das mais antigas e famosas de São Paulo e acontece todo ano em 31 de dezembro. Este ano, a 93ª edição será realizada com percurso tradicional de 15 km começando da Avenida Paulista e chegando ao prédio da Fundação Cásper Líbero, na altura do número 900 na mesma avenida.
A largada será pela manhã, com o pelotão de elite feminino saindo às 8h40. Logo em seguida, às 9h, será a vez do pelotão de elite masculino, pelotão especial (masculino e feminino) e atletas em geral. Cadeirantes e atletas com deficiência terão seus horários definidos posteriormente.
Confira as mudanças da corrida de São Silvestre para este ano e veja algumas curiosidades sobre a prova:
-
-
NÃO SERÁ PERMITIDA A PARTICIPAÇÃO DE PIPOCAS: As dinâmicas já aplicadas nas provas no país, como Meia Maratona Internacional de São Paulo e Maratona Internacional de São Paulo, serão repetidas. Entre elas, o monitoramento de acesso à área de largada pela Alameda Santos e Rua São Carlos do Pinhal, comunicação visual nos postos de água e filtragem na chegada. Vale ressaltar que a infraestrutura do evento é dimensionada para o número oficial de inscritos, cerca de 30 mil, não contemplando serviços a atletas sem inscrição (“pipocas”) – (Foto: Getty Images)
-
-
ESPAÇO PARA ATLETAS E MAIS POSTOS DE ÁGUA: Ao final da prova, o espaço será maior e reservado somente para atletas, sem a presença do público, bem como terá o monitoramento de acesso com triagens para desviar atletas sem número. Serão sete postos de água, um a mais que no ano passado, com volume para atender somente aos inscritos. Como consta em regulamento, não haverá serviços e hidratação excedente para atletas sem inscrição – (Foto: Getty Images)
-
-
1. De onde surgiu? A ideia de criar a Corrida de São Silvestre foi do jornalista paulista Cásper Líbero depois de assistir uma prova em Paris, no ano de 1924 – (Foto: Getty Images)
-
-
2. A primeira edição da prova aconteceu no dia 31 de dezembro de 1925 e rolou de madrugada. Os corredores largaram a meia noite – (Foto: Getty Images)
-
-
3. A Corrida de São Silvestre nunca foi interrompida desde então, nem na Revolução Constitucionalista (1932) e nem na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – (Foto: Getty Images)
-
-
4. O Italiano Heitor Blasi, foi o único estrangeiro a vencer a corrida em 1927 e 1929 – (Foto: Reprodução / Koleções)
-
-
5. Na primeira edição da Corrida de São Silvestre em 1925, o jogador de futebol Alfredo Gomes foi o grande vencedor. Ele completou em 33 minutos o percurso de 8,8 km -(Foto: Reprodução / Koleções)
-
-
6.O atleta Marilson Gomes dos Santos foi o maior vencedor brasileiro da Corrida de São Silvestre. Ele conquistou o pódio em 2003, 2005 e 2010 – (Foto: Clube Atletismo)
-
-
7. O queniano Paul Tergat, é o detentor do recorde de tempo da prova com 43m12s, alcançado em 1995 – (Foto: Alchetron)
Lembrando que as inscrições já estão abertas desde 4 de setembro e vão até 24 de novembro. O custo do kit é R$ 170,00, e inclui camiseta, medalha de participação, certificado eletrônico e alguns brindes como cortesia.
Gostou? Para se inscrever ou saber mais detalhes sobre a corrida, acesse o site oficial do evento.
Fonte (curiosidades): Blog do Iúri Totti