Curtindo a gravidez com saúde e sem encanações

Muitas mulheres não se sentem prontas para a gravidez, e a maioria passa por esse dilema. O segredo é evitar preocupações com o futuro e cuidar da saúde

gravidez
Foto: Getty Images

Para muitas mulheres, o sonho da gravidez começa desde cedo. Para outras, esse desejo não faz parte de suas aspirações. Querendo ou não, a verdade é uma só: nenhuma mulher está preparada para esse momento. Afinal, todo tipo de experiência que leva ao desconhecido gera medo e insegurança. Agora, imagine só: você colocou na cabeça que iria transformar o corpo, gastou com médico, nutricionista, esteticista, suplementação, fez até cirurgia plástica e – surpresa! Você descobre que está grávida. Mesmo que isso seja um sonho, você sente seu mundo tremer no exato momento da descoberta.

 

Encare a gravidez como um momento único e sem encanações com o corpo

Se você está passando por isso, tenho uma dica: a gravidez é um momento único, mesmo que não seja a sua primeira gestação. Você irá perceber que cada uma é diferente, e que seu corpo pode responder de diferentes formas. Eu tinha receio de ganhar muito peso, pois havia colocado próteses nos seios e feito uma lipoescultura. Esse último procedimento foi feito quando eu estava grávida havia duas semanas e foi um susto: nenhum dos exames pré-operatórios apresentou qualquer tipo de resultado que levantasse uma suspeita de gravidez. E, veja só, eu tinha em mente que não poderia engravidar, pois os médicos me diziam que eu só poderia ser mãe com tratamentos específicos. Não para por aí: eu estava utilizando pílula anticoncepcional e estava de bem com meu corpo. Mesmo com todo o transtorno inicial da gravidez (devido ao procedimento), tudo correu bem, embora eu tenha engordado 30 kg no período.

Depois de passar por isso, digo mais: preocupe-se em manter o peso indicado pelo seu médico durante a gravidez. As características físicas da mulher são determinantes para a saúde do bebê logo nas primeiras semanas de vida. A proteção contra diversas doenças só existe se o corpo da mãe estiver nutrido de vitaminas como o ácido fólico. Por isso, a alimentação deve ser o mais saudável possível, além de ser desejável a prática de atividade física durante os 9 meses. Assim, fica mais fácil manter a rotina depois do nascimento do bebê e, claro, a saúde – que precisa estar acima da estética, principalmente durante a gravidez. Até porque se você gosta de malhar pesado, terá que adaptar o treino à nova realidade. Fiquei bem preocupada com essa questão, mas nunca pensei que fosse gostar tanto do meu barrigão! Outra coisa importantíssima é saber selecionar o tipo de conteúdo sobre gestação que irá ler: evite fontes aleatórias da internet e informe-se em veículos de comunicação de confiança e especializados. Para evitar qualquer tipo de dúvida, tenha ao seu lado um obstetra de confiança. Esse profissional vai saber orientá-la sobre tudo o que você precisa para ter uma gravidez tranquila. E repito: aproveite esse período, pois passa muito rápido! Na coluna de julho, compartilharei minha experiência durante a amamentação e tratarei da importância da atividade física. Nos vemos na próxima!

Recomendadas para você